Nubank liberou cartão de crédito para 5,7 milhões de brasileiros

2 min de leitura
Imagem de: Nubank liberou cartão de crédito para 5,7 milhões de brasileiros
Imagem: Nubank/Divulgação

O Nubank emitiu 5,7 milhões cartões de créditos entre julho de 2021 e junho de 2022, o equivalente 5,53% dos 103 milhões do total do Brasil no período. Os dados foram relevados por um estudo inédito realizado pela fintech que traçou o perfil de gastos e investimentos de seus clientes.

O banco digital teve uma participação maior quando considerado os brasileiros que foram incluídos no mercado de crédito pela primeira vez. Nos 12 meses, o país teve 44,6 milhões de novos cartões ativos, com o Nubank respondendo por 12,78% das novas contratações de crédito.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A fintech também aumentou a participação de seus clientes no mercado nacional de crédito. Os correntistas do Nubank eram 32,79% do total de brasileiros com acesso a cartões em julho de 2021. A proporção subiu para 38,58% em julho de 2022.

Perfil dos clientes

Nubank tem mais de 70 milhões de clientes e está presente em todos os municípios brasileiros. Nubank tem mais de 70 milhões de clientes e está presente em todos os municípios brasileiros. Fonte:  Nubank/Dilvulgação 

O relatório aponta que as pessoas com renda R$ 2,5 mil representaram 80% das pessoas que receberam um cartão de crédito pela primeira vez. Essa faixa de rendimento também representa 54,5% dos 2,5 milhões de clientes que conseguiram um empréstimo pessoal pela primeira vez no período analisado.

A região Sudeste respondeu por 37,4% dos cartões emitidos e 44,2% dos primeiros financeiros, enquanto os s clientes do Nordeste foram responsáveis por 31,4% dos novos cartões e 25,2% dos empréstimos.

Os jovens com idade entre 18 e 30 anos foram o grupo mais beneficiado, com 56,8% de participação, seguidos pelas pessoas com faixa etária entre 31 e 40 anos, responsáveis por outros 18,4%. Além disso, as mulheres representam a maior parte das pessoas que foram incluídas financeiramente pela fintech.

Poucas dívidas, novos investimentos

O aumento do número de cartões de crédito não foi acompanhado pelo crescimento da inadimplência. De acordo com o Nubank, o nível de endividamento com a modalidade de crédito se manteve em 5,3% durante o último trimestre de 2022. O índice é inferior à taxa do mercado, que é de 7,8% segundo o Banco Central.

Pelo contrário, muitos clientes do banco digital também passaram a guardar dinheiro e investir. Entre as pessoas com algum dinheiro aplicado no Nubank, 55,4% fizeram o primeiro investimento entre julho de 2021 e junho de 2022, segundo relatório.

As regiões Sudeste e Nordeste também lideram os primeiros investimentos. Os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo respondem por 44,4% das novas aplicações, enquanto os nordestinos ficaram com 23% do total.

Estratégia de inclusão financeira

A inclusão financeira faz parte da estratégia do banco digital. “É por meio da inclusão e educação financeira por meio da concessão de crédito responsável que as pessoas se tornam mais independentes e empoderadas e podem buscar seus planos, objetivos e sonhos”, considera a líder de operações do Nubank no Brasil, Lívia Chanes.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.