Como utilizar a nota do ENEM no Sisu 2023?

3 min de leitura
Imagem de: Como utilizar a nota do ENEM no Sisu 2023?
Imagem: Unsplash

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2023 começaram hoje (16), e ficam disponíveis até o dia 24 de fevereiro. Assim como em edições anteriores, estão sendo disponibilizadas milhares de vagas para cursos de graduação em universidades públicas de todo o Brasil.

Diante disso, muitas pessoas estão ansiosas para conquistar uma vaga no tão sonhado curso e se tornar oficialmente um universitário. Por esse motivo, trouxemos uma matéria completa mostrando como utilizar a nota do ENEM no Sisu 2023. Confira abaixo!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Afinal, como usar a nota do Enem 2023?

(Freepik/Reprodução)(Freepik/Reprodução)Fonte:  Freepik 

Os interessados em se candidatar a uma das vagas do Sisu 2023 devem realizar a inscrição direto no site. É preciso inserir dados como CPF, nome e e-mail. Dessa forma, automaticamente o portal irá puxar as notas do Enem 2022.

Em seguida, o candidato deve selecionar a universidade e o curso que deseja se candidatar. Algumas universidades estipulam pesos diferentes para cada uma das provas do Enem.

Como exemplo, cursos de exatas podem ter um peso maior na prova de Matemática e suas Tecnologias, enquanto cursos de humanas podem ter um peso maior para a prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

No entanto, não é preciso se preocupar em realizar contas. Todas essas informações já estão presentes no portal do Sisu e o próprio site fica encarregado de mostrar a média ponderada durante a candidatura.

Uma vez que esses passos tenham sido realizados, basta clicar em "Candidatar à vaga" e começar a torcer os dedos para que a vaga seja sua! Vale a pena lembrar ainda que o Sisu permite que o candidato se inscreva em até dois cursos diferentes  sejam eles na mesma instituição ou não.

Com o passar dos dias, a plataforma vai mostrando ao candidato em qual posição ele se encontra para aquela vaga. Isso permite que o aluno saiba se ele possui ou não chances de passar no curso antes do resultado final.

Caso o cenário não seja positivo, é possível cancelar a candidatura e realizar uma nova em curso ou universidade diferente. Em 2023, o resultado do Sisu será divulgado no dia 28 de fevereiro.

Quais universidades vão participar do Sisu 2023?

O Sisu 2023 disponibiliza vagas em grande parte das universidades públicas do Brasil, principalmente nas instituições federais. Algumas delas são:

  • Universidade de Brasília (UNB);
  • Universidade Federal do Paraná (UFPR);
  • Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT);
  • Universidade do Rio Grande do Norte (UFRN);
  • Universidade Estadual Do Sudoeste Da Bahia (UESN);
  • Universidade Federal do Amazonas (UFAM);
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ);
  • Universidade Estadual de Londrina (UEL);
  • Universidade Estadual de Maringá (UEM).

A lista completa das universidades que aderiram ao Sisu podem ser conferidas na página de candidatura. É importante destacar que algumas universidades também não disponibilizam vagas para todos os seus cursos de graduação no Sistema de Seleção Unificada.

Como exemplo, a maior parte das vagas ofertadas pela UEL são remanescentes do próprio vestibular da instituição, ou seja, vagas que não foram preenchidas. Por isso, cursos mais concorridos, como medicina e psicologia, podem não aparecer na listagem.

Quantas vagas tem o Sisu 2023?

O Sisu 2023 está oferecendo 226.399 mil vagas em 6.402 cursos de graduação. Elas estão disponíveis em 128 instituições públicas brasileiras. Os alunos podem se candidatar a qualquer uma das universidades, mesmo que ela não esteja presente no estado ou município da atual residência.

Quem tem direito ao Sisu 2023?

Para participar do Sisu 2023 é preciso seguir alguns requisitos. São eles:

  • ter concluído o Ensino Médio;
  • ter participado do Enem 2022;
  • não ter zerado a redação do Enem 2022.

Qualquer pessoa que cumpra esses requisitos pode concorrer a uma das vagas disponibilizadas.

Como funciona as cotas no Sisu?

(Freepik/Reprodução)(Freepik/Reprodução)Fonte:  Freepik 

Anualmente, o Sisu destina uma porcentagem das vagas para determinados candidatos. Isso acontece devido a Lei de Cotas, que foi criada em 2012. De acordo com o documento, ficam reservadas parte das vagas para:

  • candidatos que cursaram todo o ensino médio em escola pública;
  • candidatos com renda familiar mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa;
  • candidatos pretos, pardos, indígenas;
  • candidatos com deficiência.

A quantidade de vagas garantidas para cada uma das condições são calculadas de acordo com a quantidade de vagas que o curso está disponibilizando. Além disso, algumas universidades também desenvolvem políticas próprias para garantir ainda mais vagas para esses candidatos ou a outros que estão em condições diferentes.

Um desses exemplos são o Bônus Regional, praticado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Durante a inscrição no Sisu, os moradores do estado possuem um bônus de 10% sobre as notas do Enem. Essa é uma maneira de incentivar o desenvolvimento local e garantir que os moradores tenham mais oportunidades em seus estados.

Gostou da matéria? Então fique ligado no TecMundo para não perder mais nenhuma novidade sobre tecnologia, mercado e ciência!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.