Nota de corte: o que é e como ela impacta no vestibular?

4 min de leitura
Imagem de: Nota de corte: o que é e como ela impacta no vestibular?
Imagem: Unsplash

Durante a época do vestibular, muitas dúvidas dos estudantes costumam surgir, como qual curso prestar, qual universidade é mais conceituada, como funciona o a prova para entrar na universidade, entre outras.

No entanto, umas das mais pesquisadas na internet é sobre o que é a nota de corte e como ela impacta no vestibular.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Por isso, no intuito de sanar esses questionamentos, trouxemos uma matéria completa sobre a nota de corte, mostrando o porquê dela existir e trazendo outras informações para ficar de olho. Confira abaixo!

O que é a nota de corte?

(Pexels/Reprodução)(Pexels/Reprodução)Fonte:  Pexels 

A nota de corte é um mecanismo utilizado pelos vestibulares para a classificação dos candidatos no processo seletivo. Além de possuir um número mínimo de questões que todos os candidatos devem acertar para serem aprovados ou passar para as próximas fases – definido pela própria universidade –, alguns cursos podem ter a nota de corte maior que outros devido ao número de pessoas inscritas — quanto maior a concorrência, maior a nota de corte.

Exemplo: se um curso possui 40 vagas e pretende classificar até 140 candidatos para uma segunda fase, mas recebeu 300 inscrições, é preciso definir um número mínimo de acertos para se certificar de que apenas os 140 serão convocados.

Além disso, outro fator decisivo para elevar ou baixar a nota de corte de um curso é o desempenho geral dos estudantes. Em anos em que o número de acertos é maior, a nota de corte tende a subir um pouco, já que a maioria teve um desempenho melhor. Consecutivamente, o mesmo processo acontece quando o número de acertos é menor de um ano para o outro.

Dessa maneira, a nota de corte é uma variante que depende dos seguintes fatores:

  • número de vagas ofertadas;
  • número de inscritos;
  • número de questões da prova;
  • desempenho geral dos candidatos.

Como se calcula a nota de corte?

A nota de corte dos vestibulares seguem fórmulas matemáticas específicas, que podem ser consultadas no próprio manual do candidato disponibilizado. No entanto, elas costumam sempre seguir os fatores elencados no tópico acima para chegar a um resultado.

Apesar das variações ocorrerem de um ano para outro, a nota de corte costuma ser similar a de processos seletivos anteriores. Isso acontece devido a cursos mais concorridos, como Medicina e Psicologia, sempre terem um alto número de candidatos inscritos, ao passo que cursos com baixa procura também tendem a não ter um aumento expressivo no número de vestibulandos.

Assim, os estudantes podem usar como base a nota de corte do ano anterior para saber uma média do quanto precisam acertar para ser aprovado no curso que desejam. Saber dessa informação também pode ajudar na hora de planejar uma rotina de estudos para a prova.

Como saber a nota de corte 2022?

(Pexels/Reprodução)(Pexels/Reprodução)Fonte:  Pexels 

A nota de corte dos vestibulares em andamento são divulgadas apenas após a realização da 1ª fase ou do processo seletivo como um todo, já que não existe uma maneira de prever o desempenho geral dos estudantes.

Por esse motivo, recomendamos sempre consultar os resultados e dados dos vestibulares anteriores para ter uma base e saber como se preparar para a prova realizada.

Quando se trata do exame ter sido aplicado pela própria universidade, é possível encontrar as informações na página “Vestibular” ou “Concursos”. Como exemplo, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) possui todos os editais, convocações e análise dos resultados na página do Núcleo de Concursos, que podem ser consultados por qualquer internauta.

Nota de corte Sisu: como funciona?

Se você pretende conquistar uma vaga na universidade pelo Sisu, a nota de corte é calculada de uma maneira um pouco diferente da dos vestibulares. Isso acontece devido o Sisu utilizar como base as notas de todas as competências do Enem – que se dividem em Ciências Humanas e suas tecnologias; Ciências da Natureza e suas tecnologias; Linguagens, Códigos e suas tecnologias; Matemática e suas tecnologias e Redação.

Com exceção da Redação, que vale sozinha 1000 pontos, as provas das áreas do conhecimento valem 200 pontos cada, totalizando mais 1000 pontos. Todavia, durante a seleção dos candidatos, algumas áreas do conhecimento podem ter pesos maiores que as outras, influenciando diretamente na nota final do estudante e na nota de corte do curso.

Assim, cursos de engenharias tendem a ter um maior peso em Matemática e suas tecnologias, ao passo que cursos da área saúde priorizam a prova de Ciências da Natureza e suas tecnologias.

O cálculo é feito de forma automática pelo próprio portal do Sisu e o candidato pode acompanhar os números em tempo real de acordo com a quantidade de pessoas que vão se inscrevendo naquela vaga.

Como saber a nota de corte do Sisu?

(Pexels/Reprodução)(Pexels/Reprodução)Fonte:  Pexels 

Assim como nos vestibulares, a melhor maneira de ter uma base sobre o quanto de acertos você precisa ter é visualizando a nota de corte do Sisu dos anos anteriores para a universidade e curso que você deseja prestar.

Alguns sites como o Blog do Enem e o Quero Bolsa possuem um histórico completo das notas de cortes de anos anteriores de diversas universidades.

A título de curiosidade, a maior nota de corte do Sisu 2021 foi de 952,51 para o curso de Medicina da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), enquanto a menor foi de 379,59 para o curso de Engenharia de Pesca do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS).

Além disso, a média para conquistar uma vaga em uma universidade pública no Sisu 2021 foi de 700 pontos. Gostou da matéria? Então fique ligado no TecMundo para não perder mais nenhuma novidade!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.