9 aplicativos para ajudar a estudar no smartphone

4 min de leitura
Imagem de: 9 aplicativos para ajudar a estudar no smartphone
Imagem: Freepik

Criar uma rotina de estudos nem sempre pode ser uma tarefa fácil, visto que — além de ser necessário ter dedicação — é preciso achar uma maneira adequada de se organizar para estudar todo o conteúdo previsto para as provas. Felizmente, a tecnologia proporciona diversos meios que podem ajudar.

Atualmente, existem uma série de aplicativos educacionais para smartphone e tablet, que oferecem diversas formas de auxiliar os seus usuários a se concentrar e conquistar os objetivos nos estudos. Por isso, para que você os conheça e usufrua de todos esses benefícios, apresentamos uma lista com nove apps.

Confira abaixo!

1. Duolingo

(Play Store/Reprodução)(Fonte: Play Store/Reprodução)Fonte:  Play Store 

O Duolingo é um aplicativo dedicado ao ensino de idiomas, com cursos completos de inglês, espanhol, francês e diversos outros. Por apostar em um método inovador, focado na conversação, o app se tornou popular em todo o mundo, ganhando o coração daqueles que adoram aprender novas línguas.

Como diversas provas de vestibulares, concursos e mestrados exigem o conhecimento em uma língua estrangeira, ele se torna uma ótima opção para aprender os conteúdos e arrasar nos estudos.

2. Trello

(Play Store/Reprodução)(Fonte: Play Store/Reprodução)Fonte:  Play Store 

Quando se trata de organização, o Trello é uma das melhores opções que existem. Através da plataforma, os usuários podem adicionar as tarefas necessárias a serem completadas no dia, semana ou mês desejado. Como exemplo, você pode definir todo o conteúdo a ser estudado em um determinado período, programando o software para enviar notificações lembrando de cumprir as tarefas dentro do prazo.

Outra vantagem do aplicativo está na possibilidade de também acessá-lo no seu computador, podendo deixar sua rotina de estudos organizadas a partir de múltiplos dispositivos.

3. RevisApp — Enem e vestibular

(Play Store/Reprodução)(Fonte: Play Store/Reprodução)Fonte:  Play Store 

O RevisApp conta com uma grande quantidade de conteúdos do Ensino Médio em sua plataforma, fazendo com que ele seja uma ótima opção para aqueles que precisam revisar os conteúdos para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e dos principais vestibulares do País.

Um diferencial do aplicativo, é que após estudar a matéria, o estudante pode se debruçar sobre centenas de exercícios sobre o tema, fixando ainda mais o conteúdo aprendido.

4. AppBlock

(Play Store/Reprodução)(Fonte: Play Store/Reprodução)Fonte:  Play Store 

O AppBlock foi pensado para ajudar os seus usuários a manter o foco nas atividades que precisam desenvolver, sejam elas relacionadas a estudos ou trabalho. Para isso, o app bloqueia notificações de aplicativos que causam grandes distrações, como o WhatsApp, Instagram, Twitter e outros.

Para se certificar de que o indivíduo não vai atender às tentações de espiar as redes sociais, ele também mantém o acesso aos apps bloqueados, permitindo a abertura deles apenas nos horários definidos pelo estudante para descansos ou finalização dos estudos diários.

5. Questões Enem 2021 e Provas de Vestibulares

(Play Store/Reprodução)(Fonte: Play Store/Reprodução)Fonte:  Play Store 

Uma forma de manter a calma durante a realização das provas é se familiarizar com as questões e com o funcionamento delas. Com esse intuito, o Questões Enem 2021 e Provas de Vestibulares reúne questões que caíram nos concursos das grandes universidades do Brasil, para que seus usuários treinem e coloquem em prática o conteúdo que aprenderam.

O app permite criar simulados e responder questões apenas das matérias que desejar. Através dos filtros, ainda é possível determinar quais instituições você tem interesse em visualizar as perguntas.

6. Evernote

(Play Store/Reprodução)(Fonte: Play Store/Reprodução)Fonte:  Play Store 

O Evernote funciona como um caderno online, no qual você pode criar uma pasta para cada matéria que precisa estudar e organizar o conteúdo de cada uma de forma prática e rápida. Ele tem compatibilidade com diversos formatos de imagem, áudio e vídeo, podendo ser uma excelente forma de armazenar aulas gravadas ou slides para apresentações.

Além disso, o app também permite grifar partes importantes de um PDF e criar anotações sobre o trecho destacado.

7. Física Básica — Para o Enem, Engenharias e Escolas

(Play Store/Reprodução)(Fonte: Play Store/Reprodução)Fonte:  Play Store 

A física muitas vezes pode ser um desafio para os estudantes com dificuldade nas ciências exatas. Por isso, visando um ensino da matéria de forma leve e funcional, o Física Básica — Para o Enem, Engenharias e Escolas apresenta o conteúdo da disciplina de maneira ilustrativa e interativa.

Logo após a aprendizagem do conteúdo, o app reúne questões do tema para que os estudantes comecem imediatamente a colocar em prática o que aprenderam.

8. Notion

(Play Store/Reprodução)(Fonte: Play Store/Reprodução)Fonte:  Play Store 

De forma similar ao Trello, o Notion é mais um aplicativo destinado à organização das suas atividades. No entanto, ele vai além, dispondo de ferramentas para a criação de tutoriais, mapas mentais e apresentações.

Por ter várias funções, o Notion é considerado por especialistas e usuários um meio interessante para o planejamento de diversas áreas da vida.

9. Redação Enem Nota 1000 PRO

(Play Store/Reprodução)(Fonte: Play Store/Reprodução)Fonte:  Play Store 

A redação do Enem é um tema que pode gerar uma grande aflição para os estudantes que estão no período de vestibular, visto que ela tem um forte impacto na nota utilizada para concorrer às vagas das universidades.

Por isso, o Redação Enem Nota 1000 PRO apresenta diversas dicas de como construir uma boa redação, apresentando exemplos de textos que conquistaram a tão almejada nota 1000.

Gostou da matéria? Deixe seu comentário abaixo e fique ligado no TecMundo para não perder nenhuma novidade sobre tecnologia e diversos outros temas.

News de tecnologia e negócios Deixe seu melhor e-mail e welcome to the jungle.