Piloto do Real Digital está pronto para ser lançado, diz Campos

1 min de leitura
Imagem de: Piloto do Real Digital está pronto para ser lançado, diz Campos
Imagem: Shutterstock/Reprodução

"Vai começar já agora", essas foram as palavras de Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central do Brasil, sobre o projeto piloto do Real Digital. A declaração aconteceu durante uma apresentação no BTG Pactual CEO Conference 2023 nessa terça-feira (14). Ele ainda assegurou que os bancos estão colaborando bastante para a elaboração do projeto, sem revelar detalhes sobre datas ou escopo do trabalho.

Configurado como stablecoin, a versão cripto da moeda brasileira tem valor atrelado ao real já conhecido pelos brasileiros. Mesmo como criptoativo, ela já nasce dentro dos regulamentos do BC e atende aos requisitos aplicados no setor financeiro.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O Real Digital é uma prioridade de Campos, que deve encerrar seu mandato na presidência do BCB no final deste ano. Outras metas do economista incluem executar a integração do Pix com o Open Finance e vinculá-los ao Real Digital, que nada mais é que uma versão virtual de nosso dinheiro físico.

Campos também está estudando vias de conexão entre a plataforma do Real Digital e as plataformas atuais de blockchain públicas como Ethereum (ETH), Binance Smart Chain (BSC), Solana (SOL), Cardano (ADA) e Tron.

Benefícios do Real Digital

Real Digital será uma Central Bank Digital Currency (CBDC), o que significa “moeda digital do Banco Central”Real Digital será uma Central Bank Digital Currency (CBDC), o que significa “moeda digital do Banco Central”Fonte:  Criptofácil 

O principal objetivo do Real Digital é facilitar a vida do brasileiro ao diminuir custos com operações envolvendo dinheiro e ajudar a modernizar o sistema financeiro, o que inclui a inserção de contratos inteligentes.

A moeda deve facilitar as transações, visto que poderá circular na web e chegar rapidamente a seu destino sem que haja a necessidade de intermediadores. Assim, poderia ser facilmente usada para pagamentos em viagens ao exterior ou transações internacionais, por exemplo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.