The BRIEF

Open Finance é aprovado e substitui o Open Banking; entenda

Além de unificar dados sobre produtos bancários dos clientes, o Open Finance unificará informações sobre credenciamento, investimentos, previdência e mais

Avatar do(a) autor(a): Carlos Palmeira

25/03/2022, às 15:30

Open Finance é aprovado e substitui o Open Banking; entenda

Fonte:

Imagem de Open Finance é aprovado e substitui o Open Banking; entenda no tecmundo

O Banco Central (BC) comunicou nesta semana o lançamento oficial do Open Finance, plataforma que permitirá unir em um mesmo local informações não só de produtos bancários, mas também de credenciamento, câmbio, investimentos, capitalização, previdência e outros serviços financeiros.

A novidade foi aprovada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) através da Resolução Conjunta n° 4 de 24/3/2022. A normativa troca em definitivo o nome do Open Banking para Open Finance, que dá um entendimento mais amplo sobre a união das informações financeiras dos brasileiros.

A Resolução Conjunta define o Open Finance como um “compartilhamento padronizado de dados e serviços por meio de abertura e integração de sistema”. De acordo com o BC, a substituição dos nomes irá facilitar a compreensão dos brasileiros em relação aos termos e objetivos do programa.

Open Finance

“A profusão de terminologias (Open Banking e Open Finance) torna o entendimento da iniciativa mais complexo, podendo, inclusive, afetar, por parte dos clientes, a predisposição à utilização de produtos e serviços”, argumentou o BC.

A entidade pontuou também que segue conversando com órgãos como o Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) e com a Superintendência de Seguros Privados (Susep). A ideia é que futuramente o Open Finance opere em conjunto também com o Open Insurance, que é o sistema unificado de informações de clientes com planos de seguros.


Avatar do(a) autor(a): Carlos Palmeira

Por Carlos Palmeira

Especialista em Redator

Paulistano, corintiano e pedestre desde 1993. Jornalista formado pela Universidade Federal de Mato Grosso, escrevo sobre games, tecnologia, ciência e cultura pop. Fã de Red Hot Chili Peppers e apaixonado por maracujá, pão de queijo e rap.


Fontes