Open Finance é aprovado e substitui o Open Banking; entenda

1 min de leitura
Imagem de: Open Finance é aprovado e substitui o Open Banking; entenda
Imagem: Visual Generation/Shutterstock

O Banco Central (BC) comunicou nesta semana o lançamento oficial do Open Finance, plataforma que permitirá unir em um mesmo local informações não só de produtos bancários, mas também de credenciamento, câmbio, investimentos, capitalização, previdência e outros serviços financeiros.

A novidade foi aprovada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) através da Resolução Conjunta n° 4 de 24/3/2022. A normativa troca em definitivo o nome do Open Banking para Open Finance, que dá um entendimento mais amplo sobre a união das informações financeiras dos brasileiros.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A Resolução Conjunta define o Open Finance como um “compartilhamento padronizado de dados e serviços por meio de abertura e integração de sistema”. De acordo com o BC, a substituição dos nomes irá facilitar a compreensão dos brasileiros em relação aos termos e objetivos do programa.

Open Finance

“A profusão de terminologias (Open Banking e Open Finance) torna o entendimento da iniciativa mais complexo, podendo, inclusive, afetar, por parte dos clientes, a predisposição à utilização de produtos e serviços”, argumentou o BC.

A entidade pontuou também que segue conversando com órgãos como o Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) e com a Superintendência de Seguros Privados (Susep). A ideia é que futuramente o Open Finance opere em conjunto também com o Open Insurance, que é o sistema unificado de informações de clientes com planos de seguros.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.