O que é o real digital e como vai funcionar?

3 min de leitura
Imagem de: O que é o real digital e como vai funcionar?
Imagem: Shutterstock

Com o real digital, será possível ter um ambiente mais prático de pagamentos e transações online, assim como um controle maior sobre essas operações, inibindo crimes como o de lavagem de dinheiro.

O projeto entrará em fase de testes ainda neste ano, no qual serão simulados eventuais problemas com a moeda digital, a fim de buscar soluções para eles antes de sua circulação oficial. A estimativa é que o real digital chegue ao mercado no 1º semestre de 2024, caso tudo ocorra dentro do previsto.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O Real Digital visa expandir a moeda, mas de uma maneira onlineO real digital visa expandir a moeda de maneira onlineFonte:  Shutterstock 

Para ajudar você a entender como será o processo, hoje o TecMundo responde às principais dúvidas referentes ao real digital. 

O que é o real digital do Banco Central?

O real digital será uma extensão virtual das cédulas físicas que manuseamos em nosso dia a dia. A intenção é que, com ela, os brasileiros possam fazer transferências eletrônicas de uma maneira mais prática, sem a obrigatoriedade de envolver a utilização de notas de papel nas operações. 

A nossa moeda ganhará em breve uma versão digitalNossa moeda ganhará em breve uma versão digital.Fonte:  Shutterstock 

Em suma, será uma extensão do dinheiro físico que usamos em nosso cotidiano e que cada vez mais vem sendo substituído por operações digitais. Sendo assim, transferências eletrônicas, pagamentos de boletos e de compras internacionais terão um ambiente mais prático.

Quando será implantado o real digital? 

Primeiro será feita uma fase de testes que contará com a participação de alguns cidadãos. O processo já está em curso no Banco Central do Brasil, pelo Laboratório de Inovações Financeiras e Tecnológicas (LIFT). Ele terá a responsabilidade de elaborar eventuais problemas para a moeda digital, visando criar soluções para quando ela entrar em circulação no país.

A fase de testes da moeda digital começará muito em breveA fase de testes da moeda digital começará muito em breve.Fonte:  Shutterstock 

Já a implementação oficial do real digital para todos os brasileiros deve ocorrer apenas em 2024. Entretanto, caso haja eventuais problemas no período de testes e que precisem de um tempo maior para serem solucionados, a circulação pode ser adiada para, pelo menos, 2025.

Qual será o valor da moeda digital? 

O valor da moeda digital será o mesmo das cédulas físicas. Isso porque o real digital não será uma criptomoeda, mas sim uma versão virtual de nosso dinheiro físico.

A moeda digital terá o mesmo valor das cédulas físicasA moeda digital terá o mesmo valor das cédulas físicas.Fonte:  Shutterstock 

Vale lembrar que as criptomoedas têm caráter de investimento. E. com isso, do mesmo modo que acontece com as ações, elas têm um valor variável e acabam sendo também uma forma de investimento. Diferentemente do que será com o real digital.

Como comprar o real digital? 

Como foi dito, o real digital não será uma criptomoeda, ou seja, não será possível comprar especificamente a cédula virtual. Instituições bancárias terão suas respectivas carteiras virtuais para o armazenamento desse valor, e o que poderá ser feito são aplicações de forma similar às das poupanças virtuais.

Não será possível Não será possível “comprar” o real digital, pois ele não tem o mesmo funcionamento das criptomoedas.Fonte:  Shutterstock 

Outro procedimento parecido com o de “compra” de moedas digitais é fazer o depósito de cédulas físicas para uma conta já existente. O procedimento, que é feito tradicionalmente em qualquer banco, não terá alterações quando o Real Virtual começar a circular no país.

Qual vai ser a nova moeda brasileira?

A moeda brasileira continuará sendo o Real. O projeto para a criação do real digital visa à extensão da moeda de uma maneira online, visando às transações online, que, a cada dia, tornam-se mais comuns em nosso dia a dia.

O Real Digital deverá entrar em circulação em 2024 se der tudo certo na fase de testesO real digital deverá entrar em circulação em 2024 se der tudo certo na fase de testes.Fonte:  Shutterstock 

Sendo assim, não há motivos para se preocupar, pois a nossa tradicional moeda não será substituída. Apenas haverá uma operação mais prática e assertiva que visa também combater crimes, como o de lavagem de dinheiro, uma vez que esse tipo de prática ilegal é mais complexa de ser feita de forma online.

Agora que você já sabe como funcionará o real digital, basta esperar até a moeda virtual finalmente entrar em circulação para começar a fazer suas operações online em um ambiente ainda mais seguro do que os de atualmente.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.