O que são contratos inteligentes em blockchain?

5 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: O que são contratos inteligentes em blockchain?
Avatar do autor

Equipe TecMundo

Escrito por: Nigel Gopie, PhD

Categoria: Explicação de Blockchain | Blockchain em serviços financeiros | Cadeia de suprimentos           

Você já comprou um carro? Uma casa? Se a resposta for sim, você conhece a irritação que é específica nesses tipos complexos de transações. Muitos líderes da indústria sentiram a mesma dor e têm explorado a forma como o uso de contratos inteligentes em blockchain pode aliviar essas situações. Se você acabou de aprender sobre o conceito ou está procurando por uma explicação detalhada, este guia é um ótimo lugar para começar.

O que são contratos inteligentes?

Contratos inteligentes são linhas de código armazenadas em blockchain e executadas automaticamente quando termos e condições pré-determinados são atendidos. Basicamente, são programas executados conforme foram configurados pelas pessoas que os desenvolveram. Os benefícios dos contratos inteligentes são mais aparentes nas colaborações comerciais, nas quais geralmente são usados para impor algum tipo de acordo para que todos os participantes possam ter certeza do resultado sem o envolvimento de um intermediário.

Traga transparência, simplicidade e eficiência para qualquer transação financeira

O que é blockchain?

Blockchain é um livro-razão compartilhado e distribuído, no qual as transações são registradas e vinculadas digitalmente para que forneçam todo o histórico ou proveniência de um ativo. Uma transação é adicionada ao blockchain somente depois de ter sido validada usando um protocolo de consenso, o que garante que é a única versão da verdade. Cada registro é, também, criptografado para fornecer uma camada extra de segurança. Diz-se que o blockchain é "imutável" porque os registros não podem ser alterados e transparente porque todos os participantes de uma negociação têm acesso à mesma versão da verdade.

O que os contratos inteligentes fazem?

A maneira mais fácil de explicar o que um contrato inteligente faz é por meio de um exemplo. Se você já comprou um carro em uma concessionária, sabe que existem várias etapas e que pode ser um processo frustrante. Se não puder pagar o carro imediatamente, você precisará obter financiamento. Isso exigirá uma verificação de crédito e você precisará preencher vários formulários com suas informações pessoais para verificar sua identidade. Ao longo do caminho, você terá que interagir com várias pessoas diferentes, incluindo o vendedor, o corretor financeiro e o credor. Para compensar seu trabalho, várias comissões e taxas são adicionadas ao preço-base do carro.

O que os contratos inteligentes em blockchain fazem é simplificar esse processo complexo que envolve vários intermediários devido à falta de confiança entre os participantes da transação. Com sua identidade armazenada em um blockchain, os credores podem tomar rapidamente uma decisão sobre crédito. Em seguida, seria criado um contrato inteligente entre o seu banco, o revendedor e o credor para que, uma vez liberados os fundos, o credor mantenha o título do carro e o pagamento seja iniciado com base nos termos acordados. A transferência de propriedade seria automática, já que a transação é gravada em um blockchain e compartilhada entre os participantes e pode ser verificada a qualquer momento.

Como funcionam os contratos inteligentes?

Os contratos inteligentes funcionam seguindo instruções simples como "se/quando... então...", que são gravadas no código de um blockchain. Uma rede de computadores executará as ações (liberando fundos para as partes apropriadas; registrando um veículo; enviando notificações; emitindo um ticket) quando as condições pré-determinadas forem atendidas e verificadas. O blockchain é, então, atualizado quando a transação é concluída.

Vejamos como isso acontece em um exemplo de cadeia de suprimentos. O comprador B deseja comprar algo do vendedor A e coloca dinheiro em uma conta de garantia. O Vendedor A usará o Remetente C para entregar o produto ao Comprador B. Quando o Comprador B receber o item, o dinheiro em garantia será liberado para o Vendedor A e o Remetente C. Se o Comprador B não receber a remessa até a Data Z, o dinheiro em garantia será devolvido. Quando essa transação é executada, o Fabricante G é notificado para criar outro item vendido para aumentar o suprimento. Isso é feito automaticamente. 

Dentro de um contrato inteligente, pode haver tantas estipulações quanto necessárias para convencer os participantes de que a tarefa será concluída satisfatoriamente. Para estabelecer os termos, os participantes de uma plataforma blockchain devem determinar como as transações e seus dados são representados, concordar com as regras que governam essas transações, explorar todas as possíveis exceções e definir uma estrutura para resolver disputas. Geralmente, é um processo iterativo que envolve desenvolvedores e partes interessadas nos negócios.

Quais os benefícios dos contratos inteligentes?

Os benefícios dos contratos inteligentes andam de mãos dadas com o blockchain.

  • Velocidade e precisão: os contratos inteligentes são digitais e automatizados; portanto, você não precisará gastar tempo processando papelada ou reconciliando e corrigindo os erros que geralmente são gravados em documentos preenchidos manualmente. O código de computador também é mais exato do que o jurídico em que os contratos tradicionais são escritos.
  • Confiabilidade: os contratos inteligentes executam transações automaticamente, seguindo regras predeterminadas e os registros criptografados dessas transações são compartilhados entre os participantes. Portanto, ninguém precisa questionar se as informações foram alteradas para benefício pessoal.
  • Segurança: os registros de transações do Blockchain são criptografados, o que os torna muito difíceis de invadir. Como cada registro individual é conectado aos registros anteriores e subsequentes em uma razão distribuída, toda a cadeia precisaria ser alterada para modificar um único registro.
  • Economia: os contratos inteligentes eliminam a necessidade de intermediários porque os participantes podem confiar nos dados visíveis e na tecnologia para executar adequadamente a transação. Não há necessidade de uma pessoa extra validar e verificar os termos de um contrato porque ele está incorporado no código.

Como usar contratos inteligentes?

Agora que você entende melhor os contratos inteligentes e seus benefícios, tenho certeza de que pensou em algumas maneiras de usá-los em sua empresa. E com a IBM Blockchain Platform, você pode obter acesso a ferramentas de desenvolvimento, tutoriais e um ambiente de desenvolvimento para criar rapidamente seus próprios contratos inteligentes usando o Hyperledger Composer da The Linux Foundation. Pronto para começar a usar contratos inteligentes em blockchain?

Conecte-se comigo (@analyticsbytes) no Twitter para continuar a discussão.

Simplicidade, velocidade e valor para desenvolvedores de blockchain

* O crédito é destinado a cobrir as taxas do primeiro mês para dois pares e uma taxa de associação.

Nigel Gopie, PhD

Diretor e Chefe de Marketing, IBM Blockchain

...

Quer ler mais conteúdo especializado de programação? Conheça a IBM Blue Profile e tenha acesso a matérias exclusivas, novas jornadas de conhecimento e testes personalizados. Confira agora mesmo, consiga as badges e dê um upgrade na sua c

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.