Número de ex-funcionários processando o Twitter aumenta diariamente

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Imagem: Getty Images/Reprodução

Desde que assumiu a liderança do Twitter, Elon Musk chamou a atenção não apenas pela grande quantidade de funcionários que mandou embora da empresa, mas também pela forma que isso foi feito em muitos dos casos. É por essa razão que muitas dessas pessoas estão processando a empresa, como explica a advogada Lisa Bloom.

Bloom afirma que já tem aproximadamente 100 clientes nos EUA em processos contra o Twitter alegando problemas na demissão, e que esse número sobe diariamente. Entre essas pessoas, Amir Shevat falou um pouco sobre seu caso em entrevista à BBC.

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Shevat era dono da startup Reshuffle quando a empresa foi adquirida pelo Twitter em 2021, levando ele e parte da sua equipe para a rede social. Ele se tornou chefe de produto para o Twitter, encarregado de mais ou menos 150 pessoas. Ele conta que, depois de um e-mail falando sobre "reestruturação", todo seu time foi mandado embora ao longo de uma noite.

"Eu estava falando com meu time e, um após o outro, eles me contavam que seus computadores foram 'brickados'", afirmou Shevat. "Foi uma experiência muito, muito difícil que deixou vários dos engenheiros, que se importavam profundamente com a companhia, muito desencorajados".

O problema estaria na forma das demissões

As reclamações se direcionam à forma que as demissões foram feitas. No caso relatado por Shevat, antes de receberem uma notificação formal ou algo do tipo, os funcionários simplesmente tiveram seus computadores travados de repente. Além disso, ele reclama que Musk não era claro em seus objetivos ou o que pedia dos funcionários.

"Por exemplo, quando perguntamos a ele: 'qual é o futuro do Twitter?' ele respondeu que acha que vamos ajudá-lo a chegar a Marte. Eu não sei como conectar um aplicativo [de mídia] social com chegar a Marte", afirmou.

A advogada Bloom acrescenta que nos outros casos que representa há uma variedade de alegações, incluindo quebras de contrato e discriminação.

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Fontes

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