Professor descobre que aluno usou ChatGPT em trabalho universitário

1 min de leitura
Imagem de: Professor descobre que aluno usou ChatGPT em trabalho universitário
Imagem: OpenAI

A tecnologia de inteligência artificial (IA) do ChatGPT está impressionando pessoas em todo o mundo e, mesmo em versão inicial, está sendo utilizada para a criação de textos — incluindo códigos de programação. Segundo informações do site New York Post, um professor norte-americano denunciou que alunos estão usando a IA para produzir trabalhos universitários.

O professor assistente de filosofia da Universidade de Furman (Estados Unidos), Darren Hick, afirmou que está surpreso com a descoberta. Ao relatar para colegas em uma publicação no Facebook, outros professores afirmaram que também perceberam que alguns alunos estavam usando o ChatGPT para produzir trabalhos universitários.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Hick afirma que percebeu o uso do ChatGPT após solicitar aos seus alunos um texto de 500 palavras sobre o filósofo David Hume. Então, ele aponta que uma das apresentações mostrava sinais de uso da plataforma, pois o texto apresentava palavras muito peculiares para um estudante comum.

Na tentativa de ensinar os alunos a não depender do ChatGPT, Hick diz que irá surpreendê-los com exames orais improvisados.Na tentativa de ensinar os alunos a não depender do ChatGPT, Hick diz que irá surpreendê-los com exames orais improvisados.Fonte:  Reprodução 

“É um estilo limpo. Mas é reconhecível. Eu diria que escreve como um aluno muito inteligente do 12º ano. Existem palavras estranhas específicas usadas que não estavam erradas, apenas peculiares… se você estivesse ensinando alguém a escrever uma redação, é assim que você diz a ela para escrevê-la antes que ela descubra seu próprio estilo”, disse o professor.

Foi mesmo o ChatGPT?

Apesar de o professor ter percebido o uso do ChatGPT, ele diz que é quase impossível provar que o texto foi produzido pela inteligência artificial da plataforma — o texto não foi reprovado ao ser analisado por um software de detecção de plágio. Contudo, ele testou produzir um trabalho por meio da ferramenta e ela gerou informações semelhantes.

Por fim, Hick confrontou o aluno sobre o ChatGPT, que acabou confirmando o uso da plataforma. Infelizmente, o professor teme que a ferramenta comece a ser mais usada, principalmente, quando a IA estiver mais avançada e mais inteligente.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.