Veja quais são os significados das cores no Ano Novo

4 min de leitura
Imagem de: Veja quais são os significados das cores no Ano Novo
Imagem: Shutterstock

O réveillon é uma festividade que carrega consigo misticismo e superstição em cada detalhe. Afinal, o objetivo é fazer com que o próximo ano seja próspero, feliz e possa realizar nossos incontáveis sonhos.

Ele é criado – principalmente em meio às férias – a partir de muita energia positiva, brincadeiras, promessas e escolhas. Passar da meia-noite de um ano para outro exige planejamento. Entre essas ações, surge a mais fortalecida no nosso imaginário: as cores no Ano Novo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Quer decidir qual a cor das roupas apostar na virada do ano? Então, veja quais são os significados das cores no Ano Novo com a gente:

Cores no Ano Novo: dinheiro, amor, esperança ou paz?

.  Shutterstock 

Há uma área da psicologia – extensamente utilizada no marketing – que explora o significado das cores e o impacto que elas têm em nosso cérebro, a “Psicologia das Cores”.

Só do tema, muitas ideias podem surgir para decidir a cartela de cores que você vai usar durante a virada. Por exemplo: o branco, bastante utilizado na data, pode trazer a sensação de proteção, respeito, pureza, limpeza, paz e humildade.

Entretanto, existem pessoas que apostam em outras paletas no momento de celebrar a chegada de um novo ano. Pensando nisso, nós separamos uma lista de colorações e seus significados, confira:

Vermelho

.  Shutterstock 

Vermelho é a cor das pessoas intensas, que se entregam ao que mais gostam e desejam um final de ano com mais energia ou, é claro, viver um romance ou uma paixão. Para esperar o amor no próximo ano, o vermelho vai passar também pela roupa íntima.

Verde

Verde no Ano NovoVerde no Ano NovoFonte:  Getty Images 

Quando pensamos na cor verde, uma das primeiras interpretações que podem passar pela nossa cabeça é: dinheiro. Isso não deixa de estar certo! O verde é, junto do amarelo, cores que estão vinculadas à esfera financeira da nossa vida.

Mas não é o único detalhe. Quem opta pelo verde, escolhe também saúde e esperança. Pode ser uma ótima decisão para quem passou por um ano difícil.

Amarelo

Amarelo no Ano NovoAmarelo no Ano NovoFonte:  Getty Images 

Assim como o dourado, o amarelo está associado ao ouro e a riqueza. Porém, não necessariamente só na parte financeira, mas também espiritual. É a cor certa para quem deseja se superar, crescer mentalmente e prosperar financeiramente.

Prata

Prata no Ano NovoPrata no Ano NovoFonte:  Getty Images 

Os tons acinzentados e o prata traz tudo que está ao meio: não é branco e não é preto. Então, a cor determina uma passagem de equilíbrio entre um ano e outro.

Outro dos significados das cores de Ano Novo que passa pelo prata e o cinza é o da modernidade e renovação. Ótima pedida para aqueles que desejam mudar completamente de vida e deixar velhos hábitos para trás.

Azul

Azul no Ano NovoAzul no Ano NovoFonte:  Getty Images 

Azul é a cor da calma e da ternura. Também pode ser definida como a coloração do bem-estar e da paciência.

Se essas são as palavras que você quer ter no próximo ano, use azul como cor principal! Mesmo que muitas pessoas associem a cor azul à tristeza, tenha certeza que sua virada não será sobre isso, mas sim estabilidade, harmonia, segurança e fé.

Preto

Preto no Ano NovoPreto no Ano NovoFonte:  Getty Images 

“Posso usar preto no Réveillon?”. A resposta é sim, uma vez que o preto simboliza fortemente o sentimento de independência.

Além da rebeldia de ir contra a principal cor da ocasião, essa escolha mostra uma mudança nos caminhos e tomada de decisões. Se o novo ano exige renovação, a cor preta pode ser a sua aliada.

Roxo

Roxo no Ano NovoRoxo no Ano NovoFonte:  Getty Images 

Transformação é a palavra quando escolhemos a cor roxa ou violeta como tom principal para o Ano Novo.

Além disso, a cor está diretamente ligada com a intuição, a espiritualidade e a purificação. Quem tem uma ligação maior com as forças da mente, a fé e a reflexão, pode usar essa cor sem medo. Vai ser bom para esvaziar a mente e esperar pelas novidades que o novo ano trará.

Laranja

Laranja no Ano NovoLaranja no Ano NovoFonte:  Getty Images 

Laranja é a cor da ousadia. Além de ser muito mais diversa, transmite alegria, entusiasmo e estímulo.

É uma cor cheia de energia, que chama a atenção. Por isso, pode favorecer aqueles que sonham com uma vida mais saudável, mudando a rotina e adicionando mais exercícios físicos, por exemplo.

Rosa

Rosa Ano novoRosa no Ano NovoFonte: Getty Images

Assim como o vermelho, a cor rosa também tem uma conexão muito grande com o amor. Porém, suavizado pelo branco, o rosa transforma o sentimento em amor próprio, carinho e ternura.

Pode ser uma cor ótima para representar a superação e a retomada do cuidado com si mesmo(a).

Branco

Branco no Ano NovoBranco no Ano NovoFonte:  Getty Images 

Chegamos a cor “padrão” do Ano Novo. O branco é a união de todas as cores, representando a pureza e a limpeza de tudo que aconteceu de ruim. Afinal de contas, em um novo ciclo desejamos tranquilidade.

Também é a cor da paz e da harmonia. É a aposta certeira de quem não quer inovar demais e passar por uma transição de ano perfeita.

Pronto para escolher a cor do novo ano que vem aí? Agora que você já sabe os significados das cores do réveillon, ficou muito mais fácil. Boas festas!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.