Veja como descobrir sua cartela de cores online gratuitamente

3 min de leitura
Imagem de: Veja como descobrir sua cartela de cores online gratuitamente
Imagem: Unsplash/Mario Gogh

De forma geral, as cores ajudam a transformar o cotidiano das pessoas. A psicologia, inclusive, está "antenada" nessa questão e consegue encontrar emoções por meio delas. Já ouviu dizer que o amarelo ajuda a desenvolver a criatividade ou que o azul pode representar frieza?

Tudo isso está ligado a diversas pesquisas realizadas ao longo dos anos, tendo em vista que uma paleta de cor pode também influenciar diversos aspectos de nosso cotidiano, desde a roupa que usamos até a decoração de ambientes.

As cores também podem nos ajudar a dar significado às nossas emoções. (Unsplash/Denise Chan/Reprodução)As cores também podem nos ajudar a dar significado às nossas emoções. (Unsplash/Denise Chan/Reprodução)Fonte:  Unsplash/Denise Chan 

Mas se você sempre fica na dúvida em qual cor usar, saiba que existem diversos sites na internet que podem te ajudar a descobrir a sua cartela de cores e o melhor, de forma gratuita.

Para que serve uma cartela de cores?

Em linhas gerais, essas cartelas cromáticas podem ser fundamentais em determinadas ocasiões, sobretudo quando falamos de festas ou ambientes formais, incluindo escritórios de empresas. Ao utilizar uma paleta de cores ideal para seu tom de pele, cor dos olhos e cabelos, você consegue destacar aspectos importantes de seu conjunto, contrastando com a vestimenta e a maquiagem.

Além disso, caso seja uma pessoa indecisa, uma cartela de cores poderá te ajudar a decidir qual é a melhor coloração e tom para utilizar em determinado evento, principalmente quando se leva em consideração que tudo estará combinando.

Com ferramentas online gratuitas, você poderá descobrir, de um jeito fácil e prático, qual a sua paleta de cores ideal. (Unsplash/Mika Baumeister/Reprodução)Com ferramentas online gratuitas, você poderá descobrir, de um jeito fácil e prático, qual é a sua paleta de cores ideal. (Unsplash/Mika Baumeister/Reprodução)Fonte:  Unsplash/Mika Baumeister 

Existem algumas ferramentas gratuitas online para realizar esse tipo de análise. Por meio de uma série de recursos, esses sites conseguem definir quais cores serão as melhores para usar em dias nublados ou chuvosos, dias ensolarados, noites quentes, noites frias e também informar quais são as cores que devem ser evitadas na maioria dos momentos.

Como montar sua paleta de cores no Colorwise.me?

Um dos sites gratuitos disponíveis para realizar essa ação é o Colorwise.me, que se tornou bastante popular entre o público nos últimos anos. É importante destacar que, para conseguir descobrir sua cartela de cores, é necessário que o site visualize uma foto sua. A dica é tentar tirar uma selfie em um ambiente com boa iluminação, de preferência natural, que identifique as cores predominantes em seu rosto e pescoço.

Portanto, acesse o site do Colorwise.me e verifique os comandos que surgirem na tela. Apesar de a página estar em inglês, com esse tutorial você vai entender como tudo funciona. Na interface, clique no botão “Discover your palette” ("Descubra sua paleta").

(Colorwise.me/Reprodução)(Colorwise.me/Reprodução)Fonte:  Colorwise.me 

Você será direcionado a uma nova página. Utilize o cursor de rolagem do mouse para descer um pouco e veja, no canto direito, o botão "Browse", que você deverá clicar para realizar o upload da foto que você escolheu para o site analisar. Caso tire uma foto com seu smartphone e estiver acessando o site pelo celular, lembre-se de fazer o envio dessa imagem para o novo dispositivo.

(Colorwise.me/Reprodução)(Colorwise.me/Reprodução)Fonte:  Colorwise.me 

Em seguida, com a imagem já selecionada, você vai centralizar seu rosto sobre o círculo que surgirá na tela. Use o botão da borda para fazer aumentos ou diminuições se for necessário. É importante que o cabelo e o rosto, como um todo, estejam bem visíveis. Quando concluir os ajustes, clique no botão localizado abaixo da imagem.

A foto será fixada, e um menu lateral surgirá para que você faça a seleção das cores predominantes, com um cursor de identificação, em seu cabelo (hair), tom de pele (skin) e olhos (eye). Utilize o botão “Next” para seguir no processo. Dessa maneira, o site vai carregar as informações e informar sua paleta de cores gratuitamente, incluindo as cores que precisam ser evitadas.

(Colorwise.me/Reprodução)(Colorwise.me/Reprodução)Fonte:  Colorwise.me 

Outras possibilidades online gratuitas

O Colorwise.me pode ser utilizado na versão web e também no navegador do celular, mas existem outros aplicativos gratuitos que realizam a mesma função ou têm mais ferramentas de análise sobre a paleta de cores. É o caso do app My Best Colors, por exemplo, que está disponível para os sistemas operacionais Android e iOS.

Um dos diferenciais desse software é que ele conta com uma versão Premium, no qual os usuários realizam uma assinatura mensal ou anual e têm acesso a mais recursos para harmonizar cores, aprofundando-se em roupas, maquiagens e acessórios. É um app ideal para quem trabalha com moda, figurino ou direção de arte.

Há também o Seasonal Color Analysis, disponível para iOS, que consegue desenvolver cartelas de cores de acordo com a estação do ano ou o ambiente em que o usuário estiver. Todos esses apps funcionam, em linhas gerais, da mesma maneira, com o upload de uma selfie.

Ficou curioso? Acesse agora mesmo todas essas opções para saber qual é a sua cartela de cores ideal!