Google: veja quanta água é utilizada nos servidores da empresa

1 min de leitura
Imagem de: Google: veja quanta água é utilizada nos servidores da empresa
Imagem: Pawel Czerwinski/Unsplash

A quantidade de água usada pelo Google em seus data centers é assustadora. No ano de 2021, em todo o mundo, a big tech usou mais de 4 bilhões de galões, ou 15 bilhões de litros (ou ainda 15 milhões de metros cúbicos), de água, de acordo com o jornal norte-americano The Oregonian.

Para se ter uma ideia, uma piscina olímpica, aquelas com 25 metros de largura, 50 metros de comprimento e aproximadamente 2 metros de profundidade, comporta 2,5 milhões de litros de água. Ou seja, a água usada pelo Google em seus data centers pelo mundo equivale a 6 mil piscinas olímpicas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O consumo de água do Google equivale a 25 campos de golfe nos EUA, segundo a empresa.O consumo de água do Google equivale a 25 campos de golfe nos EUA, segundo a empresa.Fonte:  Skitterphoto 

Do total usado, cerca de 12,5 bilhões de litros de água foram apenas nos Estados Unidos. O restante foi utilizado em outras instalações pelo mundo. O jornalThe Oregonian chegou ao dado ao questionar a cidade de The Dalles, no estado do Oregon, sobre o consumo do data center do Google no local.

Após 13 meses de disputa legal, o município revelou o consumo de mais de 1 bilhão de litros só no ano de 2021. Em cinco anos, as instalações da big tech triplicaram o uso de água, chegando a gastar 25% de todo o consumo da cidade. 

A imensa quantidade de água é utilizada para resfriar os servidores do Google. Enquanto os números revelados na reportagem assustam, a empresa se defende dizendo os dados não incluem a água do mar utilizada no processo.


smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.