Gmail ganha criptografia de ponta a ponta na web; veja como ativar

1 min de leitura
Imagem de: Gmail ganha criptografia de ponta a ponta na web; veja como ativar
Imagem: Solen Feyissa/Unsplash

Usuários do Gmail dentro de planos do Google Workspace vão contar com criptografia de ponta a ponta na web. O anúncio foi feito pela big tech na última sexta-feira (16). A novidade vai permitir que as pessoas mandem e recebam e-mails criptografados dentro e fora dos domínios.

Com a função, dados confidenciais no corpo ou anexos das mensagens não podem ser descriptografadas pelos servidores do Google. Os usuários poderão usar as próprias chaves, além da padrão fornecida pela companhia.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

"Com a criptografia do lado do cliente (CSE) do Google Workspace, a criptografia de conteúdo é processada no navegador do cliente antes que qualquer dado seja transmitido ou armazenado no armazenamento baseado em nuvem do Drive", explicou o Google. Além do Workspace, o Gmail E2EE beta está disponível para Enterprise Plus, Education Plus e Education Standard.

Como ativar a criptografia de ponta a ponta no Gmail

Por padrão, a criptografia de ponta a ponta está desativada. Ela pode ser ativada nos níveis de domínio, unidade organizacional e grupo através do console do administrador. Lá, é só ir em "Segurança", seguido por "Acesso e controle de dados" e "Criptografia do lado do cliente".

A criptografia de ponta a ponta está disponível na versão web do Gmail.A criptografia de ponta a ponta está disponível na versão web do Gmail.Fonte:  Justin Morgan/Unsplash 

Com a ativação, basta clicar no ícone de cadeado ao lado do campo do destinatário e selecionar "Ativar" na opção "Criptografia adicional".

Vale lembrar que, antes, a criptografia do lado do cliente já estava disponível em alguns serviços do Google, como o Drive, Docs, Sheets, Slides, Google Meet e Google Calendar.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.