Google adia mudanças do Chrome que podem afetar adblocks

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A Google está se preparando para fazer uma importante migração nos códigos do Chrome, mas decidiu adiar a mudança devido a reclamações de desenvolvedores preocupados com o impacto que a mudança terá nas extensões dos navegadores, especialmente aquelas que bloqueiam anúncios.

O atrito acontece porque a Google começou a preparar o terreno para passar a base de seu navegador do Manifest V2 (MV2) para o Manifest V3 (MV3), uma versão mais atual que promete mais segurança. O argumento, no entanto, é que essa mudança vai atrapalhar como as extensões de adblock trabalham, impedindo seu funcionamento pleno.

É importante destacar que a mudança vai ocorrer no código do Chromium, não no navegador específico Chrome. Isso significa dizer que outros navegadores baseados na mesma estrutura também devem ser afetados, como o Edge, o Opera e o Brave.

Fonte:  Google 

Isso fez com que houvesse muita pressão para que a alteração não seja feita, e a Google decidiu ao menos adiar. Antes, o plano era passar para o MV3 nos canais beta do Chrome logo em janeiro de 2023, expandindo aos poucos a fase de testes até versões estáveis do navegador ao longo do ano, para finalmente chegar em janeiro de 2024 com a migração completada em todas as versões do browser.

Agora, como mostra a imagem do roadmap atualizado, o início dos testes nos canais beta do Chrome foi adiado e as outras fases do plano aparecem como "sob análise".

Outras preocupações dos devs com o impacto da migração foram levadas em consideração, o que resultou no adiamento. Não significa, no entanto, que a Google desistiu da mudança. A empresa informa que vai anunciar uma nova agenda de migração em março de 2023.

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