TSMC bate Samsung e fará chips para carros autônomos da Tesla

1 min de leitura
Imagem de: TSMC bate Samsung e fará chips para carros autônomos da Tesla
Imagem: Shutterstock

A fabricante Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC) venceu um contrato de longa duração e alta quantidade para fornecer processadores para a montadora Tesla.

Segundo o site IT Home, a sul-coreana Samsung também estava no páreo, mas saiu derrotada. Com isso, a TSMC passa a ser a responsável principal pela produção e entrega de chips a serem usados nos sistemas de direção totalmente autônoma (Full Self-Driving, ou FSD na sigla original) da companhia chefiada por Elon Musk. Os componentes serão produzidos nas arquiteturas de 5 nanômetros (nm) e 4 nm.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O contrato ainda fará com que a Tesla se torne uma das sete principais clientes da TSMC — e a primeira vez que uma marca de veículos entra nesse ranking, normalmente ocupado por gigantes dos eletrônicos. A ideia é que, com os novos chips mais poderosos e compactos, o processamento de imagem da plataforma de direção autônoma melhore em até três vezes.

Briga acirrada

A Samsung já perdeu ao menos dois clientes de grande porte para a rival taiwanesa. Um dos primeiros casos foi a Apple, que trocou de fornecedora ainda em 2013, e o caso mais recente é o da Qualcomm, que optou pela TSMC para fabricar o processador Snapdragon 8 Gen 2.

Por outro lado, na parte técnica, a sul-coreana foi a líder do mercado de produção de chips em 2021 e foi a primeira a entregar processadores de 3 nm.

Até agora, as marcas envolvidas no contrato ainda não se manifestaram oficialmente sobre a parceria.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.