Amazon inicia demissão em massa com cortes na assistente Alexa

1 min de leitura
Imagem de: Amazon inicia demissão em massa com cortes na assistente Alexa
Imagem: Getty Images/4kodlak

A Amazon começou a demitir funcionários da área corporativa e de tecnologia na última terça-feira (15). A ação é um dos esforços do CEO Andy Jassy para tentar controlar os custos da gigante do e-commerce.

Conforme a CNBC, a empresa notificou funcionários de várias divisões sobre o desligamento. Entre os colaboradores dispensados, há membros dos setores de tecnologia Alexa e do serviço de jogos na nuvem Luna.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Setor da Amazon responsável pelo desenvolvimento de produtos Alexa estava em análise.Setor da Amazon responsável pelo desenvolvimento de produtos Alexa estava em análise.Fonte:  Andres Urena/Unsplash 

Na última segunda-feira (14), o The New York Times revelou que a Amazon planeja a demissão de cerca de 10 mil trabalhadores. Entretanto, o número poderia variar porque os cortes estão ocorrendo em equipes individuais.

Fontes indicam que a companhia não havia se manifestado sobre a demissão em massa até o meio-dia de terça-feira (15). Após a repercussão na mídia, o silêncio da empresa teria deixado os colaboradores frustrados.

Há algumas semanas, a Amazon vem encerrando o contrato de trabalhadores terceirizados das divisões de publicidade e operações internas. Além disso, a empresa paralisou as contratações e encerrou processos seletivos em andamento devido à reestruturação.

Fontes internas disseram que, até então, a companhia estava conseguindo evitar as demissões. Por exemplo, funcionários que poderiam ser afetados pelo corte foram transferidos para outros setores.

Apesar dos cortes, a Amazon pode contratar 150 mil trabalhadores temporários no final do ano.Apesar dos cortes, a Amazon pode contratar 150 mil trabalhadores temporários no final do ano.Fonte:  Daniel Holland/Unsplash 

Desaceleração do varejo eletrônico

A Amazon entra para o grupo de empresas de tecnologias afetadas pela economia enfraquecida nos EUA. Após o amplo crescimento do varejo eletrônico no começo da pandemia de Covid-19 em 2020, o setor está em fase de desaceleração.

Dados mostram que o número de colaboradores da gigante do e-commerce dobrou nos últimos anos. A força de trabalho geral — incluindo setores corporativo, tecnologia e logística — subiu de 798 mil colaboradores em 2019 para 1,6 milhão em 2021.

Apesar das recentes demissões, a Amazon afirmou que deve abrir 150 mil vagas temporárias para atender a alta demanda nos centros de distribuição do final do ano. Esse é o mesmo número de pessoas empregadas no ano passado.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.