Quando sai o resultado do ENEM 2023?

3 min de leitura
Imagem de: Quando sai o resultado do ENEM 2023?
Imagem: G1

O Exame Nacional do Ensino Médio está chegando. Nos dias 5 e 10 de novembro deste ano inúmeros candidatos, que estão em busca de uma vaga em uma instituição de ensino superior, realizam a avaliação do ENEM. 

Neste texto, esclarecemos as principais dúvidas que você pode ter sobre a prova, especialmente uma das perguntas que mais rondam os vestibulandos – e ansiosos: quando sai o resultado do ENEM?

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Afinal, quando sai o resultado do ENEM 2023?

(Fonte: Portal Gov.br)(Fonte: Portal Gov.br)Fonte:  Portal Gov.br 

A nota do ENEM 2023 será divulgada no dia 16 de janeiro de 2024. Entretanto, o gabarito está previsto para sair três dias após a finalização da avaliação. Ou seja, no dia 15 de novembro de 2023.

Assim, é possível conferir as respostas e ter uma ideia de como você se saiu no geral. Muitos professores e especialistas tendem a "refazer" as questões nos dias seguintes também, sendo um outra opção para analisar seu resultado.

Como é composta a nota do ENEM?

A prova do ENEM envolve questões diversas distribuídas em quatro áreas do conhecimento. Cada um delas tem uma nota própria – indo de fácil, média a difícil –, e o resultado final é composto por essas quatro notas mais a pontuação da redação. São elas:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas tecnologias.

Como calcular minha nota do ENEM?

(Fonte: Florence)(Fonte: Florence)Fonte:  Florence 

No ENEM 2023, a nota será calculada com base na Teoria de Resposta ao Item (TRI). Esse sistema considera o número de acertos e erros de cada participante, sem esquecer que elas possuem "pesos" diferentes de acordo com a dificuldade.

Isso significa que para aqueles que gostam de "chutar" resposta, a opção não se torna tão viável. Afinal de contas, duas pessoas que acertam o mesmo número de questões podem ter notas distintas.

Como saber se a nota do ENEM foi boa ou ruim?

Se você está pleiteando uma vaga em universidades públicas por meio do ENEM, está fazendo uso do Sistema de Seleção Unificada, o Sisu. Não há uma pontuação exata que diga o quanto é preciso ter para ir bem e conseguir uma vaga – tudo vai depender da concorrência do curso e da nota mínima exigida pelo curso e pela faculdade.

Para se ter uma noção do seu desempenho, o ideal é verificar os anos anteriores e descobrir quais foram as notas mínimas exigidas e quais as obtidas pelos alunos ingressantes. Desta forma, você consegue ter uma ideia, lembrando que o resultado depende também do obtido pelos outros candidatos.

Um parâmetro importante para se ter em mente é a nota de corte, ou seja, a nota do último colocado que entrou no curso. Assim, quem deve ingressar é que tem nota igual ou maior à nota de corte.

Qual curso dá para fazer com 400 pontos no Enem?

(Fonte: Stoodi)(Fonte: Stoodi)Fonte:  Stoodi 

Como dissemos, as notas do ENEM podem variar de ano e ano e as instituições podem solicitar pontos diferentes de acordo com os cursos. 400 pontos pode parecer uma nota mediana, mas já é capaz de dar acesso a certos cursos de ensino superior.

Possivelmente ela não trará uma vaga em cursos mais concorridos, mas pode abrir o ingresso do estudante em algumas áreas e instituições. Apenas a título de exemplo, trazemos aqui as notas de corte da primeira chamada de alguns dos cursos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 2018:

  • Pedagogia – 655,44;
  • Educação Física – 661,77;
  • Geologia – 683;
  • Engenharia de Materiais – 697,34;
  • Engenharia Metalúrgica – 686,25;
  • Medicina Veterinária – 719;
  • Engenharia Mecânica – 736,48;
  • Odontologia – 722,38;
  • Medicina – 790,74;
  • Psicologia – 758,62.

Mas há alguns exemplos de cursos que tiveram notas de corte abaixo ou pouco acima de 400 no SISU 2022 em instituições federais. Vejamos alguns exemplos:

  • Jornalismo na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) - 348;
  • Administração na Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) - 395;
  • Direito na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) - 418;
  • Fisioterapia na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) - 435;
  • Psicologia na Universidade Federal de Catalão (UFCAT) - 453;
  • Medicina Veterinária na Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE) - 415.

Qual a nota mínima para passar na redação do Enem?

(Fonte: Portal Nacional de Educação)(Fonte: Portal Nacional de Educação)Fonte:  Portal Nacional de Educação 

Para poder pleitear uma vaga por meio do SISU, é preciso ter tirado uma nota maior do que zero na Redação – que vai até 1000. Ainda que possa parecer pouco exigente, saiba que ela contará muito no peso final da média e pode ter ainda mais peso dependendo do curso que você escolher.

Curtiu este conteúdo? Confira então os demais que preparamos aqui no TecMundo para que você possa estar preparado para o ENEM. Boa prova!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.