ENEM 2023: 7 temas que podem aparecer na redação da prova

4 min de leitura
Imagem de: ENEM 2023: 7 temas que podem aparecer na redação da prova
Imagem: Pexels

O ENEM deve ser aplicado nos dias 12 de novembro e 24 de novembro de 2023 e, para aqueles que estão se perguntando sobre os possíveis temas que podem aparecer na redação: esse texto é para você! Nós abordamos 7 temáticas que estão em alta no Brasil – e no mundo –, sendo "pratos cheios" para o Exame Nacional do Ensino Médio.

Obviamente, não há como ter certeza sobre qual será o assunto, mas podemos pontuar alguns temas que têm potencial para entrar na prova, segundo os especialistas. Acompanhe!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

1. Os desafios da inclusão digital

(Fonte: Suprisul)Possível tema da redação do ENEM 2023: inclusão digital.Fonte:  Suprisul 

O Brasil é, ainda, um país muito desigual. Questão que reflete no acesso aos meios digitais. Pode-se dizer que vivemos uma situação de exclusão digital: milhares de pessoas ainda estão à margem das possibilidades trazidas pela internet.

O assunto é importantíssimo, porque aponta uma questão ligada à cidadania. Essa exclusão, aliás, ficou muito evidente durante a pandemia, quando milhares de crianças permaneceram em casa e estavam impossibilidade de assistir a aulas remotas.

"A desigualdade social e a falta de acesso à internet ficaram evidentes durante a pandemia. Além disso, alguns direitos que necessitam da parte digital foram barrados, como o cadastro dos dados para conseguir o auxílio emergencial, por exemplo", declarou a professora Raquel Gomes Sanches ao R7.

2. Mudanças climáticas e o impacto gobal

Mudança climáticasPossível tema da redação do ENEM 2023: mudanças climáticas.

Sem dúvidas esse é um dos assuntos mais comentados dos últimos meses. Afinal de contas, as altas temperaturas no globo terrestre se fez presente em muitos países do mundo. Locais que não eram tão quentes, hoje em dia chegam a bater 40 ºC no termômetro.

E são tantos os impactos negativos que as mudanças climáticas podem causar em nosso planeta. Desde tempestades severas e alterações nos oceanos até riscos para saúde e conflitos sociais. Inclusive, cientistas dizem que tais alterações podem causar um bilhão de morte até 2100. Devido a importância do debate, fique ligado no tema!

3. Insegurança alimentar

(Fonte: Fiocruz)Possível tema da redação do ENEM 2023: insegurança alimentar.Fonte:  Fiocruz 

Os anos de pandemia e a crise econômica do Brasil trouxeram à tona muitas discussões sobre a insegurança alimentar.

Conforme a definição das Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), a insegurança alimentar ocorre quando as pessoas não têm acesso regular e permanente a alimentos em quantidade e qualidade suficiente para sua sobrevivência. E, como sempre, temas sociais são comumente retratados no ENEM.

Segundo dados do Estado da Segurança Alimentar e Nutrição no Mundo (SOFI), mais de 70 milhões de pessoas estão em situação insegurança alimentar moderada e 21 milhões em estado grave. O resultado é alarmante!

4. Inteligência Artificial e seus impactos sociais

Inteligência artificialPossível tema da redação do ENEM 2023: Inteligência Artificial e seus impactos sociais.

A revolução da Inteligência Artificial transcende inúmeros setores. As IAs, agora, fazem parte da educação, relações pessoais, economia e, principalmente, do mercado de trabalho. É uma nova forma de lidar com processo que, antes, eram feitos de maneira mais burocrática.

Porém, ainda há muitas descobertas pela frente, já que é necessário entendermos as máquinas e seu funcionamento ao longo do tempo. Aliás, um assunto muito discutido nesse meio é: como utilizar a IA com ética.

5. O aumento da violência doméstica

(Fonte: Asbrad)Possível tema da redação do ENEM 2023: aumento da violência doméstica.Fonte:  Asbrad 

Aqui temos mais um tema vigente, que também está associado à pandemia: com muito tempo dentro de casa, aumentaram os casos de violência doméstica, sobretudo a sofrida por crianças e mulheres. De acordo com um relatório elaborado pelo Fórum de Segurança Pública em conjunto com o Datafolha, 73% da população acredita que este tipo de violência cresceu durante a pandemia.

Em 2020, registrou-se um aumento de 36% em ligações de denúncia de violência contra a mulher. A vulnerabilidade das crianças, afastadas da escola, também é uma boa abordagem ao tema.

6. Mudanças no contexto do trabalho

(Fonte: Pexels)Possível tema da redação do ENEM 2023: mudanças no contexto do trabalho.Fonte:  Pexels 

Há muitas mudanças ocorrendo nos setores trabalhistas nos últimos anos. O desemprego potencializado pela pandemia aumentou o número de autônomos e registros de Microempreendedor Individual (MEI).

Este contexto se soma a outras questões envolvendo a tecnologia e sua interferência no trabalho. Hoje se pensa muito sobre as consequências da automação – o aumento de etapas e funções automatizadas nas empresas – e da plataformização do trabalho – as consequências do surgimento de plataformas que empregam serviços autônomos sem contrato efetivo em carteira.

Este tema dá margem também para que pense no surgimento de novas profissões voltadas às necessidades emergentes da população. Pode-se falar, por exemplo, de inteligência artificial, big data, machine learning, user experience, etc.

7. História da Guerra entre Israel x Hamas

Israel e HamasPossível tema da redação do ENEM 2023: Guerra Israel x Hamas.

Por último, um assunto que não poderia ficar de fora da nossa lista: o conflito entre Israel e o Hamas, que envolve religião, economia, território e, claro, política. No dia 7 de outubro deste ano, o Hamas atacou Israel e o país judaico perdeu cerca de 1,3 mil pessoas.

Entretanto, essa disputa não é nova e já deixou outros milhares de feridos ao longo de 70 anos de história. O fato é: conheça o começo da Guerra, suas causas, consequências, acontecimentos, dados e curiosidades que podem te auxiliar a desenvolver uma redação sobre a temática.

Gostou deste conteúdo? Acompanhe aqui no TecMundo que trazemos muito mais informações que ajudam você no preparo para o ENEM. Boa prova!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.