Simulador de votação: veja como usar a Urna Eletrônica online

1 min de leitura
Imagem de: Simulador de votação: veja como usar a Urna Eletrônica online
Imagem: TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já disponibilizou em seu site oficial o tradicional simulador de voto na urna eletrônica para as Eleições 2022. A ideia é permitir que os eleitores possam ver na prática como é o funcionamento do processo e chegarem mais preparados, a fim de evitar erros, anulação dos votos e congestionamento das filas.

O simulador de urna eletrônica do TSE oferece candidatos fictícios numa "cola", para o eleitor escolher seus números durante a simulação e ver como que os candidatos vão aparecer nas urnas. O processo serve para mostrar também a ordem dos cargos sendo votados nas eleições de 2022.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Imagem da urna eletrônica que aparece na simulação.Imagem da urna eletrônica que aparece na simulação.Fonte:  TSE 

A primeira escolha do voto vai para um candidato a deputado federal, com quatro dígitos. O segundo é para deputado estadual, com cinco dígitos. Depois, escolhe-se o senador, com três dígitos. Por fim, temos o voto para governador e em seguida para presidente, cada um com dois dígitos.

Como acessar e usar o simulador de votação?

O simulador de votação das Eleições 2022 pode ser interessante especialmente para quem nunca votou ou quem tem uma dificuldade mais natural com dispositivos eletrônicos. Se você quer treinar ou simplesmente conhecer a iniciativa, é possível fazer isso no computador ou celular.

A solução está disponível online e pode ser usada tanto em computadores quanto celulares. O usuário só precisa estar conectado à internet para usar o simulador de votação.

Passo a passo para usar o simulador de votação.

Eleicoes

  • Abra seu navegador de internet no celular ou PC e acesse esta página do site do TSE
  • Na opção Eleições Gerais (Brasil), clique em "Votando no 1° Turno"
  • Uma janela para habilitar instruções por áudio vai aparecer. Ative ou desative a opção para iniciar a simulação de votação
  • Siga o passo a passo para aprender a como usar a urna.

Vale ressaltar que os candidatos que aparecem no simulador de votação são fictícios, incluindo ritmos musicais e figuras do folclore brasileiro. Você pode ir praticando até o dia 2 de outubro, quando acontece a votação do primeiro turno das eleições. Em caso de segundo turno, voltamos às urnas no dia 30 do mesmo mês.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.