WhatsApp não reduzirá segurança para ajudar a combater crimes

1 min de leitura
Imagem de: WhatsApp não reduzirá segurança para ajudar a combater crimes
Imagem: Unsplash

Em uma entrevista recente à BBC, o CEO do WhatsApp, Will Cathcart, afirmou que a segurança dos usuários da plataforma não será reduzida por nenhuma decisão governamental. Como o aplicativo é usado por milhões de pessoas ao redor do mundo, Cathcart argumenta que as regras de privacidade devem ser as mesmas em todos os países.

No início de julho, o governo do Reino Unido criou uma proposta de lei para forçar o WhatsApp, e outros aplicativos de mensagens, a permitir a realização de varreduras otimizadas nas mensagens para procurar por conteúdos de abuso sexual infantil — caso as empresas não atendam os requisitos, o governo pode aplicar multas caríssimas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

"A digitalização do lado do cliente não pode funcionar na prática. Se tivéssemos que diminuir a segurança para o mundo, para acomodar o requisito em um país, seria muito tolo aceitarmos, tornando nosso produto menos desejável para 98% de nossos usuários por causa dos requisitos de 2%", disse Cathcart.

O CEO também disse que o WhatsApp já detectou centenas de milhares de imagens de abuso infantil e que existem outras técnicas eficazes. O CEO também disse que o WhatsApp já detectou centenas de milhares de imagens de abuso infantil e que existem outras técnicas eficazes. Fonte:  Unsplash 

A instituição britânica Sociedade Nacional para a Prevenção da Crueldade contra Crianças criticou o WhatsApp, argumentando que a linha de frente do abuso sexual infantil acontece principalmente por mensagens diretas. Segundo um porta-voz da instituição, dois terços dos abusos identificados atualmente são encontrados em mensagens privadas.

Questão ética de segurança

Até agora, aplicativos de mensagens como WhatsApp, Messenger e Telegram usam um sistema de criptografia de ponta a ponta (E2EE) que oferece ótima segurança, pois apenas o dispositivo destinatário da mensagem pode descriptografar a informação.

Segundo a BBC, a maioria dos especialistas acredita que a varredura realizada pelos governos seja a opção mais tangível para a detecção de informações ilegais, já que não parece existir outra forma de encontrar essas informações sem destruir os fundamentos dos protocolos de segurança dos aplicativos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.