Entenda por que o seu código de segurança do WhatsApp muda

3 min de leitura
Imagem de: Entenda por que o seu código de segurança do WhatsApp muda
Imagem: Shutterstock

Uma notificação muito comum que grande parte dos usuários do WhatsApp já recebeu é “Seu código de segurança com (contato) mudou, toque para saber mais”. No entanto, por mais que ela seja comum, muitas pessoas não sabem o motivo dela aparecer e nem como funciona o código de segurança.

Dessa forma, visando esclarecer essa notificação e te deixar por dentro do assunto, separamos com detalhes as principais informações a respeito da mensagem enviada pelo WhatsApp.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Confira abaixo!

O que é o código de segurança?

O WhatsApp é o mensageiro mais utilizado em todo o mundo e por isso investe em tecnologias constantes para garantir a segurança dos seus usuários. (Shutterstock/Reprodução)O WhatsApp é o mensageiro mais utilizado em todo o mundo e investe em tecnologias constantes para garantir a segurança dos seus usuários. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)Fonte:  Shutterstock 

O WhatsApp protege todas as conversas de sua plataforma com uma criptografia de ponta a ponta. Para conseguir isso, cada um dos chats abertos na conta de seus usuários tem um código compartilhado com o outro contato. Eles são únicos e servem para confirmar que todas as informações compartilhadas estão sendo mantidas em segurança — até mesmo do próprio mensageiro.

Caso você deseje verificar o código com seu amigo para confirmar a segurança da conversa, basta clicar na foto do perfil da pessoa com quem está conversando e depois selecionar “Criptografia”. Uma página abrirá um QR Code, o qual você poderá escanear através da câmera de outro celular ou confirmá-lo através dos números que estão abaixo da imagem.

Segundo a página oficial do WhatsApp, tanto o número visível, como o QR Code, não se trata do código original de segurança, mas sim apenas uma versão visível para seus usuários, já que a chave original precisa continuar sendo mantida em segredo.

Por qual motivo o código de segurança muda?

Crimes cibernéticos como os de phishing estão se tornando cada vez mais comuns. (Shutterstock/Reprodução)Crimes cibernéticos como os de phishing estão se tornando cada vez mais comuns. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)Fonte:  Shutterstock 

O código de segurança pode ser alterado por diversos motivos. No entanto, geralmente ele se altera devido à reinstalação do WhatsApp no celular, ou mesmo caso haja a troca de aparelho por um dos participantes da conversa.

Assim, para continuar mantendo a segurança da conversa, o código é alterado e os usuários recebem a notificação avisando sobre a mudança. Desse modo, devido à realidade atual, em que diversos golpes de phishing estão sendo aplicados e milhares de pessoas estão se tornando vítimas, essa ferramenta acaba se tornando mais uma forma de proteger os usuários.

Por isso, uma interessante maneira de garantir que você não vai cair em um desses golpes, é sempre ficar atento às notificações de alterações de código recebidas — principalmente quando elas vierem acompanhadas de mensagens duvidosas por parte de seus contatos.

Caso isso aconteça, é importante sempre tentar entrar em contato com a pessoa com quem compartilha a conversa por outro meio para saber se é mesmo com ela que está falando.

Como a opção de múltiplos aparelhos afeta essa função?

Atualmente, é possível se conectar simultaneamente no WhatsApp através de diversos aparelhos. (Shutterstock/Reprodução)Atualmente, é possível se conectar simultaneamente no WhatsApp em diversos aparelhos. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)Fonte:  Shutterstock 

Recentemente, com a disponibilização da versão beta do aplicativo, o WhatsApp possibilitou que seus usuários pudessem utilizar o mensageiro em diferentes dispositivos, sem a necessidade de o aparelho principal estar conectado à internet.

Isso fez com que muitas pessoas começassem a receber as mensagens de segurança a todo momento, dado que cada dispositivo diferente tende a gerar um novo código para as suas conversas.

Todavia, o WhatsApp anunciou que está trabalhando em uma verificação automática dos dispositivos autorizados pelo usuário, fazendo com que as mensagens relacionadas à versão Web deixem de ser enviadas e voltem a ser direcionadas apenas em caso de troca do aparelho.

Como desativar as mensagens?

Desativar a funcionalidade impede que o usuário saiba o momento em que o código foi alterado. (Shutterstock/Reprodução)Desativar a funcionalidade impede que o usuário saiba o momento em que o código foi alterado. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)Fonte:  Shutterstock 

As mensagens de segurança enviadas pelos mensageiros se mostram como uma funcionalidade importante para garantir a segurança dos seus usuários. No entanto, muitas pessoas se incomodam em recebê-las e preferem optar por desativar a funcionalidade.

Se esse for o seu caso, é preciso seguir um breve passo a passo para a desativação. Na página inicial do app, clique nos três pontinhos localizados no canto superior direito e toque em “Configurações”. Depois, selecione “Conta” e pressione “Segurança” em seguida.

Uma nova página vai se abrir explicando como funciona a tecnologia de ponta a ponta do WhatsApp. Role a página até o final e verifique se a função “Mostrar notificações de segurança neste aparelho” está ativada. Caso sim, basta apenas clicar no botão em verde do lado direito para ele ficar cinza.

Se por acaso a opção não estiver ativada e você queira fazer o uso dessa funcionalidade, siga o mesmo procedimento, clicando no botão cinza para ele ganhar uma tonalidade verde.

Gostou da matéria? Deixe seu comentário abaixo e fique por dentro das principais novidades sobre tecnologia aqui no TecMundo!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.