Apple e Koss entram em acordo sobre patentes de fones sem fio

1 min de leitura
Imagem de: Apple e Koss entram em acordo sobre patentes de fones sem fio
Imagem: Unsplash
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Acusada de violar patentes da fabricante de fones de ouvido Koss, a Apple entrou em acordo com a empresa autora da ação, cujo julgamento estava marcado para acontecer nesta segunda-feira (25), no Texas (Estados Unidos). De acordo com a Reuters, o processo foi arquivado.

Iniciada em julho de 2020, a ação proposta pela Koss acusava a Maçã de infringir várias patentes de fones sem fio sob a sua posse, que teriam sido utilizadas na produção dos AirPods e também de alguns modelos da Beats. Segundo a detentora dos projetos, tais sistemas foram desenvolvidos em meados dos anos 2000.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A tecnologia em questão “descreve fones de ouvido sem fio que compreendem um circuito transceptor para receber streaming de áudio de uma fonte de dados, como um player de áudio digital ou um computador, por meio de uma rede sem fio”, afirma a fabricante, sediada em Milwaukee. Os protótipos também teriam servido de base para produtos de diversas outras marcas.

A Koss pedia royalties sobre as vendas de AirPods e produtos sem fio da Beats.A Koss pedia royalties sobre as vendas de AirPods e produtos sem fio da Beats.Fonte:  Unsplash 

Em sua defesa, a Apple afirmava que nenhum de seus produtos sem fio violou as patentes reclamadas. Além disso, a gigante de Cupertino processou a Koss, argumentando que a ação inicial incluía detalhes sigilosos a respeito das discussões de licenciamento entre as duas partes.

Caso arquivado

De acordo com a agência de notícias, o acordo entre Apple e Koss para o encerramento do processo sobre as patentes dos AirPods e fones da Beats foi homologado no sábado (23). O comunicado afirma que as empresas resolveram “todas as questões em controvérsia entre elas”, mas não traz maiores detalhes — as marcas ainda não se pronunciaram.

É válido destacar que a dona das patentes de fones Bluetooth possui processos semelhantes abertos contra outras empresas, que também teriam utilizado suas tecnologias sem autorização. Estas ações não foram encerradas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.