Twitter acata pedido de Elon Musk e dá acesso aos seus dados

1 min de leitura
Imagem de: Twitter acata pedido de Elon Musk e dá acesso aos seus dados
Imagem: Twitter

O Twitter permitiu nessa semana que Elon Musk acesse aos dados que vinha requisitando para continuar o processo de sua aquisição da plataforma. O empresário planejava investir US$ 44 bilhões na compra, antes de parar as negociações dizendo que não conseguia estimar o número correto de bots e contas falsas na rede social.

O Twitter estima que menos de 5% das suas 229 milhões de contas sejam falsas e/ou administradas por robôs. Musk tem uma estimativa pessoal de que o número esteja próximo dos 20%. O empresário confia o suficiente no próprio chute para ter parado o processo de aquisição até que o Twitter lhe concedesse acesso a dados privados que ele acredita que poderiam ajudar a comprovar qual estimativa está correta.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Uma "enxurrada" de tweets

Depois de negociações, o Twitter concedeu ao bilionário o acesso à chamada "mangueira de incêndio de tweets". É assim que a plataforma chama um mecanismo que permite ver as centenas de milhões de tweets que acontecem diariamente na rede social, em tempo real.

Especialistas em redes sociais e análise de dados, no entanto, acreditam que isso não vai ajudar em nada a entender melhor o número de contas falsas que possam existir na plataforma. Micah Schaffer, que tem experiência com YouTube e Snap, comentou que a solução é apenas uma sequência de posts públicos, com um volume tão grande de dados que não torna prático uma análise precisa procurando spam ou tweets de robôs.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.