Twitter decide entregar 'montanha' de dados a Elon Musk, diz jornal

2 min de leitura
Imagem de: Twitter decide entregar 'montanha' de dados a Elon Musk, diz jornal
Imagem: Reprodução

Segundo declaração de uma fonte anônima ao The Washington Post, o Twitter vai fornecer a Elon Musk, ainda nesta semana, uma quantidade massiva de dados internos. O objetivo da ação é provar ao empresário que, ao contrário do que ele alega, suas estimativas em relação ao volume de bots na plataforma estão equivocadas.

O bilionário ameaçou cancelar a compra da rede social por US$ 44 bilhões por acreditar que cerca de 20% dos usuários seriam contas gerenciadas por robôs. Por outro lado, o Twitter defende a existência de menos de 5% delas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Parag Agrawal, CEO do Twitter, ressaltou em seu perfil pessoal que, em ambos os casos, análises externas do tipo não poderiam ser executadas dada a necessidade de uso de dados públicos e privados, não compartilháveis. Musk respondeu o tweet com um emoji de cocô.

Então, nessa segunda-feira (6), o Twitter compartilhou uma carta de Elon enviada aos executivos da empresa (em que acusava a plataforma de se recusar a ceder as informações solicitadas desde 9 de maio) com a Comissão de Valores Mobiliários (SEC) dos EUA. Declarou, também, que Musk precisava de mais transparência em relação a "spams e contas falsas" presentes no serviço para a negociação avançar.

Caso a companhia prove que não enganou o CEO da Tesla quanto a seu real valor de mercado, Musk terá de concretizar a aquisição.

Registros assombrosos

O dossiê de dados diria respeito a um fluxo de 500 milhões de tweets postados por dia, de acordo com a fonte. Nele estariam registros em tempo real dos conteúdos publicados, assim como os aparelhos dos quais partiram e informações relacionadas às contas que os criaram.

Mais de 20 empresas já pagam por esse tipo de informação, ressalta o TechCruch, e a equipe legal de Musk afirma que ter acesso a isso é essencial para a compreensão plena do quanto o cenário poderia influenciar as receitas geradas por anúncios publicitários.

Avaliações dependem de dados públicos e privados da rede social.Avaliações dependem de dados públicos e privados da rede social.Fonte:  Joshua Hoehne/Unsplash/Reprodução 

Contudo, mesmo outras empresas são mais modestas que o comandante da SpaceX em seus levantamentos. Segundo uma análise da GlobalData (baseada em 4 milhões de tweets de 20.976 identificadores únicos), pelo menos 10% dos usuários do Twitter podem ser bots – mas a definição de "spam" pode afetar as métricas.

"Twittar incessantemente conteúdo não original pode ser considerado spam, mas alguns podem optar por enxergar tais perfis como usuários muito ativos compartilhando artigos/opiniões", explica o cientista de dados Sidharth Kumar.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.