Metaverso: grandes empresas se unem para criar tecnologia aberta

1 min de leitura
Imagem de: Metaverso: grandes empresas se unem para criar tecnologia aberta
Imagem: Shutterstock

A Microsoft, Meta e outras 34 empresas formaram um grupo para disseminar a tecnologia do “metaverso. O Metaverse Standards Forum, como foi chamado, promoverá padrões abertos e interoperáveis para realidade aumentada, virtual, geoespacial e tecnologia 3D.

Além das grandes organizações citadas acima, os membros fundadores do grupo incluem entidades como o World Wide Web Consortium (W3C), Nvidia, Qualcomm, Sony Interactive Entertainment e Unity. Inicialmente, o foco estará em “projetos pragmáticos baseados em ação”, como hackathons e ferramentas de prototipagem. Também existe o interesse em criar uma "terminologia consistente", levando em consideração que o "Metaverso" ainda é um pouco abstrato para a comunidade geral.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Até o momento, "Metaverso" é um "termo guarda-chuva" para mundos virtuais como VR (Realidade Virtual) e AR (Realidade Aumentada), não necessariamente interligados.

(Crédito de imagem: Shutterstock)(Crédito de imagem: Shutterstock)Fonte:  Shutterstock 

De acordo com o comunicado oficial enviado à imprensa, acredita-se que "o potencial do Metaverso será melhor realizado se for construído sobre uma base de padrões abertos". Dentro do mundo da tecnologia, isso facilita o desenvolvimento de conteúdo para múltiplas plataformas. Além disso, é mais fácil exportar informações de um serviço para o outro, já que a base de tudo é a mesma e está amplamente disponível.

Espera-se que as primeiras reuniões do Metaverse Standards Forum aconteçam ainda em 2022. Como o The Verge comenta, outros nomes podem ou não se juntar ao grupo no futuro, como a Apple, Niantic e Roblox, que já fazem seus próprios investimentos dentro do mundo virtual.


smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.