República Centro-Africana é 2º país a oficializar bitcoin

1 min de leitura
Imagem de: República Centro-Africana é 2º país a oficializar bitcoin
Imagem: Freepik

Depois de El Salvador, a República Centro-Africana virou o segundo país do mundo a adotar oficialmente o bitcoin como uma moeda oficial. Segundo a Reuters, a legislação foi aprovada pelo parlamento local e conta com o apoio do presidente do país, Faustin-Archange Touadera.

Com a movimentação, agora é possível realizar transações livremente a partir da criptomoeda na região, que passa a ser incentivada pelo governo para compra e venda de produtos ou serviços. A outra moeda do país é o franco CFA, também utilizada em nações vizinhas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A adoção do bitcoin por El Salvador foi registrada em junho de 2021 e, meses depois, a região já tinha US$ 500 milhões em títulos da criptomoeda. Por outro lado, golpes financeiros e roubo de identidade para comercialização de ativos digitais também foram registrados.

Faz sentido?

A movimentação da República Centro-Africana é vista com desconfiança pelo mercado financeiro. Por um lado, ela mostra a vontade do país de se modernizar e incentivar transações por meios digitais, além de deixar para trás o passado colonial — o franco CFA é uma herança do período de dominação da França em parte do continente.

Por outro, o incentivo para o uso de criptomoedas faz pouco sentido em um dos países mais pobres do mundo e que, em 2021, tinha apenas 11% da população com acesso à internet e 30% com conexões móveis. Dois antigos primeiros-ministros locais já expressaram em cartas a preocupação sobre a legalização.

Ligação entre a República Centro-Africana é a Rússia é possível motivo para uso de bitcoin.Ligação entre a República Centro-Africana é a Rússia é possível motivo para uso de bitcoin.Fonte:  Mikhail Metzel / Kremlin Pool 

O ato é também visto por analistas como político: o bitcoin pode ajudar a aproximar a República Centro-Africana de uma aliada em potencial, a Rússia, e afastá-la da própria França. Como aponta a BBC, as principais riquezas da região incluem urânio e extração de pedras preciosas, incluindo diamantes. Por enquanto, o principal banco do país ainda não detalhou como será a oficialização da criptomoeda.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.