El Salvador é primeiro país a reconhecer bitcoin como moeda

1 min de leitura
Imagem de: El Salvador é primeiro país a reconhecer bitcoin como moeda
Imagem: Wikimedia Commons/Reprodução

O Congresso de El Salvador confirmou nesta quarta-feira (9) o reconhecimento do bitcoin como uma moeda de circulação legal e oficial no território do país. Essa é a primeira nação a conferir esse título à criptomoeda de maior popularidade no mercado financeiro.

A conquista foi confirmada pelo presidente do país, Nayib Bukele, que era um entusiasta da nova legislação denominada Lei Bitcoin. A deliberação final envolveu 62 votos a favor, 19 contrários e três abstenções.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Segundo as autoridades, o objetivo da regulamentação é fomentar as transações em bitcoin no país e, ao mesmo tempo, reforçar a solidez do dólar em circulação na região.

E agora?

Com a lei, qualquer "obrigação em dinheiro", como impostos, bens e serviços, agora podem ser pagas em bitcoin. Além disso, a plataforma não será mais taxada como outros ganhos de capital.

O bitcoin agora também será aceito em El Salvador como forma de título monetário, sendo que a população ganha direito à "conversibilidade automática e instantânea" da criptomoeda para dólar em um mecanismo que ainda não foi definido, mas será de obrigação do Estado.

De acordo com o texto original da lei, a taxa de câmbio será estabelecida livremente pelo mercado. A oposição que votou contra afirma que a proposta foi pouco debatida e não contou com a consulta de especialistas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.