Bandeira verde reduz conta de luz em 20%, diz Governo Federal

1 min de leitura
Imagem de: Bandeira verde reduz conta de luz em 20%, diz Governo Federal
Imagem: Governo Federal

O Presidente da República, Jair Bolsonaro, anunciou em sua conta do Twitter na noite de quarta-feira (6), que todos os consumidores de energia elétrica do Brasil terão bandeira verde a partir do dia 16 de abril. Com isso, segundo o mandatário na rede social, "a conta de luz terá redução de cerca de 20%".

O início da bandeira tarifária verde, que deverá permanecer até o final do ano, segundo expectativa do Ministério das Minas e Energia, significa que a conta de luz não sofrerá nenhum acréscimo. A Escassez Hídrica, que ficará em vigor até o dia 15 de abril, determina a cobrança de R$ 14,20 a cada 100 kWh consumidos. Para Bolsonaro, a sua suspensão só foi possível, pois, com os reservatórios das hidrelétricas cheios, não será acionada a geração térmica.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Como funciona o sistema de bandeiras tarifárias?

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para incentivar o bom uso da eletricidade, ao sinalizar aos consumidores o custo real da energia gerada. O seu funcionamento é simples: as cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam um aumento progressivo no valor da conta de acordo com os custos de geração da energia.

A bandeira Escassez Hídrica foi criada em setembro de 2021 para compensar o aumento dos custos de energia, que subiram em função de um período de seca observado no ano passado, considerado o pior em 91 anos. A ocorrência de chuvas permitiu o desligamento de usinas termelétricas. Além disso, explica o Ministério das Minas e Energia, o aumento da produção das hidrelétricas e das fontes eólica e solar reduzirão os custos durante o período de seca.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.