Como calcular as contas de luz e água em aplicativo

3 min de leitura
Imagem de: Como calcular as contas de luz e água em aplicativo
Imagem: Play Store/Reprodução

As contas de água e luz estão entre as principais despesas de uma casa, podendo causar um grande déficit no orçamento familiar se o consumo for exagerado. Para evitar gastos além do limite, uma boa iniciativa é usar o aplicativo Sustentabilizando, que ajuda a fazer uma estimativa dos valores das faturas conforme a rotina dos moradores.

Disponível apenas para Android no momento, o app gratuito traz ferramentas bastante úteis para quem quer levar uma vida mais sustentável e economizar. Entre elas, o destaque é o simulador de valores das contas de energia elétrica e água, possibilitando ao usuário estimar quanto pagará no fim do mês por esses serviços.

O programa faz os cálculos com base no tempo de uso dos aparelhos eletrônicos da residência (ferro de passar, ar-condicionado, lâmpadas etc.) e na vazão de água do chuveiro, das torneiras e da máquina de lavar, com as informações sendo inseridas pelo usuário no celular.

Controlar o valor das contas é essencial para manter uma boa saúde financeira.Controlar o valor das contas é essencial para manter uma boa saúde financeira.Fonte:  Freepik 

Quer aprender como calcular a conta de luz e de água no aplicativo? É só conferir o tutorial a seguir.

Como calcular a conta de luz

Antes de tudo, você precisa baixar o app Sustentabilizando, disponível de graça na Google Play. Depois de instalá-lo, abra o programa em seu smartphone ou tablet e siga estes passos:

1. Na página inicial do app, toque em “Consumo de energia” para ver as opções relacionadas a esse serviço.

Iniciando o app.Iniciando o app.Fonte:  André Dias/Reprodução 

2. Pressione “Calcule o seu consumo”.

Simulando o consumo de energia.Simulando o consumo de energia.Fonte:  André Dias/Reprodução 

3. A primeira aba mostrada é a do “Cronômetro”. Nela, você pode indicar a potência de um aparelho para saber quanto ele vai gastar de energia. Inserida a informação, toque em “Começar” e acompanhe o consumo, pressionando “Parar” quando for encerrado o uso do aparelho. O resultado pode ser salvo e estará disponível em “Histórico”.

Informe a potência do equipamento.Informe a potência do equipamento.Fonte:  André Dias/Reprodução 

4. Na aba “Calculadora” é onde vamos estimar os gastos com energia. É necessário digitar a potência do aparelho e o tempo de uso para que a ferramenta aponte o valor aproximado.

Veja quanto gastou em cada aparelho.Veja quanto gastou com cada aparelho.Fonte:  André Dias/Reprodução 

5. Em “Conta”, você poderá calcular o valor da conta de luz para 1 mês de consumo no imóvel. Para tanto, informe a data inicial da contagem, o valor em quilowatt registrado no medidor da casa (vá até ele e confira a informação) no dia e o valor da medição no dia em que a companhia elétrica efetuar a apuração. O valor estimado da fatura será exibido na parte inferior da tela, trazendo o consumo em kWh e o preço cobrado.

Estimativa do valor da conta.Estimativa do valor da conta.Fonte:  André Dias/Reprodução 

Como calcular a conta de água

A simulação do valor da conta de água no Sustentabilizando é bem simples de fazer e segue um caminho parecido com o anterior, com a diferença de que você deve informar os dados referentes ao consumo de água da casa. Veja:

1. Na tela inicial do app, escolha a opção “Consumo de Água”.

Agora, é a hora de calcular a conta de água.Como calcular a conta de água.Fonte:  André Dias/Reprodução 

2. Selecione o tipo de atividade para o qual deseja estimar o consumo. Neste exemplo, escolhemos a torneira.

Você também pode calcular os gastos com o banho e a escovação dos dentes.Você também pode calcular os gastos com o banho e a escovação dos dentes.Fonte:  André Dias/Reprodução 

3. Em “Cronômetro”, toque no botão “Começar” assim que abrir a torneira; ao terminar o uso, pressione “Parar”. Fazendo isso, o app informará quanto de água foi consumido naquele período e o custo estimado para tal uso, lembrando que os dados podem ser salvos no histórico.

Cronometre o tempo de uso da água.Cronometre o tempo de uso da água.Fonte:  André Dias/Reprodução 

4. Se, por algum motivo, você não puder fazer a medição enquanto usa a água, basta ir à aba “Calculadora” e informar o tempo gasto para determinada atividade, como o tempo em que a torneira ficou aberta durante a lavagem da louça. Fazendo isso, a ferramenta mostrará a quantidade de água consumida e o valor gasto.

Use os números na tela para digitar as informações.Use os números na tela para digitar as informações.Fonte:  André Dias/Reprodução 

5. Por fim, temos a opção “Conta”. Aqui, é preciso ir ao hidrômetro na data de início da medição e no dia em que a companhia de água do município for até a residência verificar os dados do equipamento, para coletar as informações mostradas no aparelho. Dessa forma, será possível fazer uma estimativa do valor aproximado da conta.

Faça os cálculos e tente economizar na conta de água.Faça os cálculos e tente economizar na conta de água.Fonte:  André Dias/Reprodução 

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.