Airbnb suspende atividades na Rússia e pede ajuda para a Ucrânia

1 min de leitura
Imagem de: Airbnb suspende atividades na Rússia e pede ajuda para a Ucrânia
Imagem: Brian Chesky/Instagram

O CEO da plataforma de hospedagem Airbnb, Brian Chesky, anunciou nesta sexta-feira (4) que a empresa está suspendendo por tempo indeterminado todas as operações na Rússia e em Belarus (ou Bielorrúsia). A medida tem efeito imediato.

O motivo é a invasão ao território ucraniano ordenada pelo presidente russo, Vladimir Putin, que já dura mais de uma semana. Já Belarus é considerada uma nação aliada da Rússia — e que foi considerada parcialmente responsável pelas atividades, já que teria facilitado a entrada das tropas na Ucrânia, além de colaborar constantemente com o governo local.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O anúncio foi realizado por Chesky em seu perfil no Twitter. O CEO colocou ainda uma bandeira ucraniana ao lado do seu nome de usuário para reforçar o apoio.

O Airbnb já havia anunciado há alguns dias o apoio a até 100 mil refugiados da Ucrânia, oferecendo acomodações gratuitas de curto prazo para quem escapou recentemente do conflito armado e está sem abrigo em países vizinhos, como Polônia e Romênia. Além disso, voluntários passaram a alugar casas de ucranianos sem necessariamente ir até o local, como uma forma de fazer pagamentos e ajudar os anfitriões que possivelmente passam por dificuldades.

Com a medida, o Airbnb se junta a um grupo de empresas de tecnologia cada vez maior que colocou sanções ou limitações nas atividades russas, para isolar o país e pressionar Putin a recuar da invasão. As companhias incluem Apple, PayPal, Spotify, Netflix, Intel, AMD e CD Projekt RED, entre outras.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.