Americanas: site volta ao ar e dados não teriam sido afetados

1 min de leitura
Imagem de: Americanas: site volta ao ar e dados não teriam sido afetados
Imagem: Reprodução/Shutterstock

Após quase cinco dias fora do ar, o site da Americanas voltou a funcionar nesta quarta-feira (23). Em comunicado enviado ao TecMundo na manhã de hoje, a empresa explicou que está "restabelecendo gradualmente e com total segurança todos os seus ambientes digitais."

A Americanas ainda garante que as bases de dados do grupo não foram comprometidas. "As equipes continuam mobilizadas, com todos os protocolos de segurança, e atuarão para a retomada integral no mais curto espaço de tempo. A Companhia reforça que a segurança das informações é sua prioridade e que continuará mantendo o mercado, clientes e parceiros atualizados", diz o comunicado.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Vale ressaltar que até o momento de publicação desta matéria, os sites do Submarino e do Shoptime — empresas do grupo Amaricanas S.A — continuam fora do ar.

Entenda o caso

No último sábado (19) os servidores das redes de e-commerce Submarino e Americanas foram retirados do ar devido a uma tentativa de ataque reivindicado pelo grupo criminoso Lapsus. O grupo é responsável por outros crimes, como a invasão ao Ministério da Saúde no ano passado.

Após os dois sites, o Shoptime também ficou fora do ar na tarde da última segunda (21). A suspensão dos sites pode ter causado grandes impactos financeiros à varejista, que perdeu R$ 1,9 bilhão em valor de mercado até o momento.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.