Diem: projeto de criptomoeda do Facebook é vendido e encerrado

1 min de leitura
Imagem de: Diem: projeto de criptomoeda do Facebook é vendido e encerrado
Imagem: Diem

O projeto Diem, que envolvia uma criptomoeda e um sistema de pagamentos sob financiamento do Facebook, está oficialmente encerrado. A informação foi confirmada pelo CEO Stuart Levey, em um comunicado no site da associação.

Como a Diem ainda não operava integralmente, a aquisição envolve patentes, bens e propriedade intelectual. A nova dona é a Silvergate Capital Corporation, que desembolsou US$ 182 milhões no processo. Dias atrás, a Bloomberg noticiou que o projeto já estava prestes a acabar.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

De acordo com Levey, a associação ainda acredita que é possível o desenvolvimento de uma moeda digital estável, atrelada ao dólar dos Estados Unidos, e que opere via blockchain — sem dependência de grandes instituições financeiras, mas também sem transações anônimas para evitar o uso ilegal da plataforma.

Caminho turbulento

O principal motivo para a venda da Diem foi a dificuldade no andamento do projeto em relação ao governo. "Apesar de respostas substancialmente positivas sobre o design da rede, eventualmente ficou claro em nosso diálogo com reguladores federais que o projeto não poderia seguir adiante", diz o executivo.

A associação nasceu oficialmente em junho de 2019 como Libra e, no início, a ideia envolvia tanto o lançamento da moeda virtual quanto uma carteira para gerenciar contas e pagamentos.

No mesmo ano do anúncio, parceiros de peso saíram da associação e redes sociais rivais se distanciaram da proposta, enquanto alguns países já indicavam que dificultariam a aprovação da plataforma. A demora em tirar os planos do papel levantaram suspeitas de que a associação talvez não fosse adiante e, em 2020, ela oficializou a mudança de nome.

A mudança de foco do Facebook, agora chamado de Meta e mais voltado para os serviços já existentes e a integração com o metaverso, também pode ter acelerado a descontinuação da Diem.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.