Visa e Mastercard abandonam projeto da Libra, a moeda do Facebook

1 min de leitura
Imagem de: Visa e Mastercard abandonam projeto da Libra, a moeda do Facebook

A criptomoeda do Facebook, batizada de Libra, não para de perder apoios antes mesmo de ter a comercialização iniciada. Depois da saída do PayPal, outras gigantes do mercado de pagamentos anunciaram que estão deixando a associação que seria responsável por cuidar do projeto.

Segundo o site City A.M., Visa, Mastercard, eBay, Stripe e Mercado Pago deixaram a Libra Association oficialmente. Especialmente por causa das duas primeiras, a viabilidade do projeto agora é colocada em dúvida no mercado — mesmo com cerca de vinte companhias ainda restando da formação original.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A associação tem como objetivo ajudar na organização e manutenção do projeto. Entretanto, a Libra foi bastante criticada por uma série de motivos, desde pertencer a um império como o Facebook até a possibilidade de ser usada para práticas criminosas. As dificuldades regulatórias também são vistas como uma dor de cabeça forte demais para essas companhias, que já têm problemas próprios para resolver no setor.

E agora?

Segundo a Libra, a perda das parceiras foi sentida, mas não vai atrapalhar os princípios da moeda ou o andamento do sistema de pagamentos. Além disso, as saídas podem ser revistas caso o projeto de fato tenha sucesso. "Vamos continuar avaliando e nossa decisão final será determinada por vários fatores, incluindo a habilidade da Associação em satisfazer todas as expectativas dos requisitos regulatórios", afirma a Visa em nota.

A Libra deve ser lançada em 2020, caso todas as regulações nos diferentes mercados seja realizada com sucesso. A França parece ser a principal oponente do momento, pedindo até a proibição da moeda na União Europeia. A primeira reunião do Conselho da Associação Libra — ou seja, com quem restou até o momento — acontece ainda nesta semana.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.