Cofundador da Wikipédia vende primeira edição no site como NFT

1 min de leitura
Imagem de: Cofundador da Wikipédia vende primeira edição no site como NFT
Imagem: Christie's

O cofundador da Wikipédia, Jimmy Wales, está leiloando a primeira edição realizada na história da Wikipédia como um token não-fungível (NFT).

A venda, que acontece no site da tradicional casa de leilões Christie's, inclui não apenas o certificado do NFT, mas também um iMac modelo Strawberry lançado em 2000, que Wales utilizava como computador doméstico e foi a sua ferramenta de trabalho para criar o projeto e fazer a tal modificação.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Wales fez a modificação em 15 de janeiro de 2001, escrevendo "Hello, World!" ("Olá, Mundo!") na página inicial da enciclopédia livre, que completou 20 anos de existência neste ano.

A primeira de muitas colaborações na Wikipédia.A primeira de muitas colaborações na Wikipédia.Fonte:  Christie's 

O NFT não é apenas uma captura de tela: segundo Wales, trata-se de um código dinâmico que recria a edição e pode ser rodado pelo dono, sendo "a forma certa de se expressar artisticamente" ao criar algo do zero e sem imaginar o potencial que o serviço poderia atingir.

O dinheiro arrecadado será destinado ao projeto WT.Social, uma iniciativa de Wales para criar uma rede social livre de ambientes tóxicos e viciantes.

O iMac que faz parte do lote do leilão.O iMac que faz parte do lote do leilão.Fonte:  Christie's 

Vale lembrar que outros pioneiros da internet também já comercializaram suas criações como NFT — caso do primeiro tweet postado na rede social e até o código original da World Wide Web.

Até a publicação desta matéria, faltando mais de uma semana para o fim do leilão, os lances ainda estavam baixos: no site da Christie's o Mac estava na casa dos US$ 200, quanto o NFT ainda estava em US$ 700.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.