Wikipédia lança rede social sem propaganda e alfineta: “adeus, Facebook”

1 min de leitura
Imagem de: Wikipédia lança rede social sem propaganda e alfineta: “adeus, Facebook”
Avatar do autor

Na feira Digital X, que aconteceu na Colônia, na Alemanha, Jimmy Wales anunciou a chegada da Wikipédia na competição das redes sociais. O fundador da enciclopédia promete uma plataforma nos moldes do Facebook, mas financiado por doações e livre de publicidade.

“Adeus, Facebook, é hora de algo novo”, alfineta Wales durante o evento. A rede social será nomeada WT: Social. Segundo o fundador, a ideia é compartilhar com a rede social os mesmos princípios presentes na Wikipédia.

O fundador conta com a adoção massiva da comunidade e doações de voluntários individuais para a manutenção da rede social. Wales promete adicionar todos os usuários que se cadastrarem nessa fase inicial da plataforma.

(Fonte: Igor Almenara/Reprodução)

No anúncio, Wales afirma que os dados dos usuários jamais serão vendidos e que a rede social fugirá dos padrões presentes na concorrência, principalmente no algoritmo de apresentação de conteúdo. Ademais, a privacidade será garantida e seus dados de navegação não serão utilizados para a apresentação de propagandas.

O visual da rede social parece bastante rudimentar e apresenta semelhanças com a enciclopédia. O WT: Social pode não ser a grande virada de jogo para os padrões de redes sociais, mas pode representar um recomeço neste setor e uma nova tendência para o tratamento de dados.

Já é possível acessar entrar e acessar a rede social e criar uma conta. Vale a pena tirar um tempinho para conferir o que a enciclopédia virtual mais conhecida do mundo tem a nos mostrar sobre seu novo conceito.

Cupons de desconto TecMundo:

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Wikipédia lança rede social sem propaganda e alfineta: “adeus, Facebook”