Iniesta é advertido por governo da Espanha ao promover a Binance

1 min de leitura
Imagem de: Iniesta é advertido por governo da Espanha ao promover a Binance
Imagem: Wikimedia Commons

O astro do futebol Andrés Iniesta foi advertido nessa quarta-feira (24) por um dos principais órgãos reguladores financeiros do governo da Espanha ao promover a bolsa de criptomoedas Binance. O ex-jogador do Barcelona usou suas contas no Twitter e no Instagram para divulgar a plataforma a milhões de seguidores.

“Estou aprendendo como começar a usar criptomoedas com @Binance”, escreveu o atleta, que atualmente joga no Vissel Kobe, do Japão. A mensagem, acompanhada de fotos do meio-campista mostrando o site da financeira em seu notebook, tem mais de 7 mil curtidas até o momento no Twitter e 1,3 mil comentários.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Uma dessas respostas é da Comissão Nacional do Mercado de Valores Mobiliários da Espanha (CNMV), órgão do governo responsável pela regulação financeira no país. No texto, a agência lembrou ao autor do gol do título da seleção espanhola na Copa do Mundo de 2010 que os criptoativos não são produtos regulamentados e que por isso apresentam “riscos relevantes”.

Na sequência do tweet, a CNMV recomendou a Iniesta a leitura de um comunicado divulgado por ela sobre o mercado de moedas digitais. “É preciso se informar bem antes de investir neles (criptoativos) ou recomendar a outras pessoas que o façam”, finalizou a agência, advertindo o craque espanhol sobre a propaganda.

Riscos de investir em criptomoedas

Em entrevista ao El País, o presidente da CNMV, Rodrigo Buenaventura, ressaltou que as pessoas devem ser “extremamente cautelosas” ao investir em bitcoins e outras moedas digitais, por se tratarem de ativos muito diferentes dos tradicionais. Ele lembrou ainda que esses produtos não são regulamentados e estão sujeitos a várias manipulações.

Buenaventura também comentou que a União Europeia ainda deve demorar a regulamentar esse mercado. Enquanto isso, corretoras como a Binance, que foi banida do Reino Unido recentemente, têm investido cada vez mais na contratação de famosos para promover as criptomoedas em todo o mundo.

Vale lembrar que Iniesta não é o único jogador famoso que passou pelo Barcelona a ter negócios com ativos digitais. Enquanto Ronaldinho Gaúcho atuou como garoto-propaganda para a moeda digital da Atari, Lionel Messi foi contratado pelo PSG em um acordo envolvendo criptomoedas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.