Brasil fechou 2020 com 134 milhões de cartões de crédito ativos

1 min de leitura
Imagem de: Brasil fechou 2020 com 134 milhões de cartões de crédito ativos
Imagem: Pexels
Avatar do autor

Mesmo afetado pelas restrições relacionadas à pandemia causada pelo coronavírus, o Brasil encerrou 2020 com um total de 134 milhões de cartões de crédito ativos, segundo o Banco Central (BC). Os dados constam na pesquisa Estatísticas de Pagamentos de Varejo e de Cartões no Brasil, divulgada na terça-feira (31).

Este número significa um aumento de 12% em relação à quantidade somada ao final de 2019. O crescimento também foi registrado nos cartões de débito (167 milhões) e pré-pagos (23,7 milhões), modalidades que cresceram 26% e 90%, respectivamente.

O relatório mostrou estabilidade no número de transações com cartão de crédito, enquanto aquelas no débito aumentaram 5% no mesmo período. A pesquisa revelou ainda avanço de 27,3% na quantidade de transações não presenciais realizadas na função crédito e de 3,9% no débito.

As transações presenciais com cartões foram afetadas pela pandemia.As transações presenciais com cartões foram afetadas pela pandemia.Fonte:  Unsplash 

Já em relação ao valor das transações domésticas, elas cresceram 6% no cartão de crédito, 21% no débito e 81% no pré-pago, o último justificado pela chegada de novos participantes no segmento, de acordo com o BC. A instituição afirma que o mercado registrou um decréscimo no segundo trimestre, mas conseguiu se recuperar nos últimos meses do ano.

Queda nas taxas e no uso do internet banking

Conforme o levantamento, as taxas praticadas para aceitação dos cartões no comércio foram reduzidas no ano passado. Para o crédito, elas passaram de 2,30% ao final de 2019 para 2,12% nos últimos meses de 2020, com tarifa de intercâmbio média de 1,61%, enquanto no débito elas foram de 1,21% para 1,14%, com tarifa de intercâmbio em 0,56%.

Outro dado revelado pelo BC é que os brasileiros estão usando menos o internet banking, modalidade que reduziu em 7% a quantidade de transações no último ano. Por outro lado, o mobile banking segue em alta, com as transações realizadas via apps para celular aumentando 35% em comparação a 2019.

Imagem: Conta Digital Banco Inter
Imagem: Tecmundo Recomenda

Conta Digital Banco Inter

A conta digital do Banco Inter oferece Pix, TEDs e transferências com agendamento para todos os bancos sem pagar nada, além ser sem taxas e anuidade, várias opções de investimentos e cashback no shopping do Super App.

News de tecnologia e negócios Deixe seu melhor e-mail e welcome to the jungle.