Nova regra para jogos online na China afeta ações de empresas de games

1 min de leitura
Imagem de: Nova regra para jogos online na China afeta ações de empresas de games
Imagem: Tirachardz/Freepik/Reprodução

As ações das principais empresas de jogos da China tiveram uma queda considerável nesta terça-feira (31). A movimentação ocorre após o  governo chinês reduzir drasticamente o tempo que as crianças e adolescentes podem jogar games online.

A Tencent, dona da Riot Games, teve queda de mais de 3% durante a abertura da bolsa de Hong Kong. As negociações da NetEase, segunda maior companhia chinesa de jogos, também caíram cerca de 2,9%.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A Riot Games, criadora do League of Legends, é uma das subsidiárias da Tencent.A Riot Games, criadora do League of Legends, é uma das subsidiárias da Tencent.Fonte:  Wikimedia/Reprodução 

Na última segunda-feira (30), o governo chinês anunciou que menores de 18 anos só poderão jogar games online por até três horas semanais. A decisão reduziu significativamente o tempo de até 90 minutos diários implantado em 2019.

Embora os jogos sejam a maior fonte de receita da NetEase e da Tencent, as novas regras não devem ter forte impacto nos lucros no longo prazo. As empresas já revelaram que os jogadores mais jovens correspondem a uma pequena parcela da receita.

“Estimamos que cerca de 5% da receita venha de menores de 18 anos. O que pode ter um impacto de cerca de 3% nos lucros para Tencent se assumirmos que os games contribuem com cerca de 60% do lucro total”, cita o banco de investimento Jefferies.

NetEase detém licenças de títulos populares como Overwatch e Minecraft.NetEase detém licenças de títulos populares como Overwatch e Minecraft.Fonte:  Blizzard/Divulgação 

Preocupação com o público jovem

Há vários anos, o governo chinês se preocupa com o vício em jogos entre o público jovem. Isso explica o controle rigoroso do tempo que as crianças e adolescentes gastam com os games online.

Em 2018, os órgãos reguladores congelaram as aprovações de novos lançamentos por vários meses. Do outro lado, a Tencent e NetEase também tomam medidas para restringir a quantidade de tempo que os menores participam de jogos online.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.