Epic Games revela programa da Google para manter apps na Play Store

1 min de leitura
Imagem de: Epic Games revela programa da Google para manter apps na Play Store
Imagem: Pixabay
Avatar do autor

Documentos do processo da Epic Games contra Apple e Google que eram mantidos em sigilo ou parcialmente restritos revelaram um desconhecido "programa de benefícios" do Android. O objetivo? Evitar processos similares ao iniciado pela Epic Games.

Segundo o site The Verge, os relatórios apontam para a existência do Project Hug, uma estratégia da Google para impedir que alguns dos maiores desenvolvedores de apps da plataforma saiam da loja virtual ou realizem ações como a da desenvolvedora de Fortnite. O jogo foi lançado inicialmente fora da Play Store para evitar as taxas cobradas por microtransações.

Mantendo os amigos perto

A ideia do Project Hug, que significa Projeto Abraço em tradução livre para o português, era justamente "abraçar" essas marcas a partir de negociações por fora que envolviam benefícios e pagamentos  às companhias. A chinesa Tencent e a Activision-Blizzard foram algumas das contempladas pelo projeto, considerado "um sucesso" pela gigante da web.

Fortnite entrou nas regras da companhia em abril de 2020, mas, meses depois, a marca processou tanto a Apple quanto a Google em uma ação judicial ainda em andamento. Documentos anteriores indicam que a Google tentou invalidar o processo e chegou até a considerar a compra de "parte da desenvolvedora ou mesmo sua totalidade".

O que diz a Google?

Em resposta ao site The Verge, a Google confirmou a existência dos programas de benefícios, mas afirmou que a prática é um "sinal de competição saudável" entre plataformas e lojas de apps, gerando apenas melhorias para o cenário das desenvolvedoras.

"A Google Play compete com outras lojas de aplicativos em dispositivos Android e outros sistemas operacionais pelos negócios e a atenção dos desenvolvedores. Nós tivemos programas por muito tempo que apoiavam os melhores desenvolvedores com aprimoramento de recursos e investimentos para ajudá-los a alcançar mais consumidores na Google Play", diz o comunicado.

News de tecnologia e negócios Deixe seu melhor e-mail e welcome to the jungle.