Big techs chinesas adotam restrições para evitar reguladores

1 min de leitura
Imagem de: Big techs chinesas adotam restrições para evitar reguladores
Imagem: BBC/Reprodução

Grandes empresas chinesas de tecnologia resolveram se antecipar a possíveis medidas regulatórias do governo e passaram a se impor restrições. Conforme noticiou a Reuters na quarta-feira (11), algumas delas chegaram até a abandonar seus negócios para evitar o confronto com a administração de Xi Jinping.

Uma delas é a KE Holdings, maior plataforma de compra e venda de imóveis da China. A companhia encerrou seu serviço VIP que oferecia respostas rápidas para vendedores em troca de listagens exclusivas nos populares aplicativos Beike e Lianjia, de acordo com fontes ouvidas pela publicação.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Alvo de uma investigação antitruste pelo órgão regulador de mercado chinês junto com outras empresas, a KE não teria tomado essa decisão a pedido das autoridades. Segundo as pessoas envolvidas com o negócio, a corretora de imóveis queria mostrar ao governo sua proatividade, agindo de forma voluntária.

A KE Holdings atua no ramo de serviços imobiliários.A KE Holdings atua no ramo de serviços imobiliários.Fonte:  Global Times/Reprodução 

Essa é uma tendência apontada como o “novo normal” no país asiático pelo ex-professor de investimentos da Universidade de Pequim Jeffery Towson. “Ninguém está usando seu poder de mercado de maneira muito agressiva. Todos estão alinhando suas estratégias com as prioridades do governo”, disse ele à agência de notícias.

Tencent e outras seguem o mesmo caminho

Em meio a diversas investigações e multas impostas pelas autoridades regulatórias da China, outras organizações estão seguindo o mesmo caminho de “autorregulação” da KE. A NetEase Music, serviço de streaming bastante popular no país, decidiu não fazer mais novos contratos de exclusividade de direitos autorais de músicas.

Já a Tencent tomou uma decisão radical após a mídia estatal chinesa divulgar um artigo no qual os games são tratados como “ópio espiritual”. Desde o início de agosto, a companhia introduziu novos limites para o tempo gasto pelos menores de 18 anos no jogo Honor of Kings — uma hora por dia durante a semana e duas horas aos sábados, domingos e feriados.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.