Toyota para duas fábricas no Brasil por falta de chips

1 min de leitura
Imagem de: Toyota para duas fábricas no Brasil por falta de chips
Imagem: Motor1

A japonesa Toyota anunciou na quarta-feira (11) que irá suspender a produção de veículos em suas unidades de Sorocaba e Porto Feliz, no interior de São Paulo, entre os dias 18 e 27. É a segunda vez neste ano que a empresa para a suas linhas de montagem devido à escassez mundial de semicondutores, embora na primeira vez, em março, a justificativa tenha sido aumentar o isolamento social.

Em nota divulgada, a Toyota explica que os funcionários dessas fábricas entrarão em férias coletivas, com retorno previsto para o dia 30 de agosto. A empresa afirma que a parada é inevitável neste momento, “apesar de todos os esforços que temos realizado ao longo do tempo para gerenciar a falta de insumos que afeta a cadeia de suprimentos global, provocada pela pandemia de covid-19".

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Quais veículos deixarão de ser fabricados?

Fonte: Getty Images/ReproduçãoFonte: Getty Images/ReproduçãoFonte:  Getty Images 

Em Sorocaba, a Toyota produz os modelos Yaris (hatch e sedã), além do recém-lançado Corolla Cross, que estreou com ótimos volumes de vendas. As instalações também são o local de produção do Etios, que saiu de linha em março, mas continua sendo fabricado para exportação.

Na unidade de Porto Feliz, a empresa fabrica os motores 1.3 e 1.5 do Yaris e do Etios, além da versão 2.0 flex do Corolla e do Corolla Cross. Lá, a produção será afetada apenas parcialmente, uma vez que as demais unidades da Toyota no estado de São Paulo, em São Bernardo do Campo e Indaiatuba continuarão produzindo normalmente.

A interrupção na produção de veículos no Brasil por falta de semicondutores também afeta outras marcas. A Volkswagen tem interrupções em São Bernardo do Campo e Taubaté, enquanto a Fiat está produzindo o Argo, Strada e Mobi em Betim com apenas um turno. Uma das empresas mais afetadas, a Chevrolet interrompeu a fabricação do Onix em Gravataí (RS).

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.