Volkswagen vai paralisar produção em fábricas brasileiras por dez dias

1 min de leitura
Imagem de: Volkswagen vai paralisar produção em fábricas brasileiras por dez dias
Imagem: Volkswagen/Divulgação
Avatar do autor

A escassez de chips semicondutores ocasionada pela pandemia de coronavírus, que tem afetado diversas indústrias em todo o mundo, levou a Volkswagen a suspender a produção de carros em três das suas fábricas no Brasil. O anúncio foi feito pela montadora na última sexta-feira (11).

Em nota divulgada à imprensa, a VW informou que a paralisação está prevista para começar no dia 21 de junho e será mantida durante dez dias, ou seja, a fabricação dos automóveis só deverá ser normalizada a partir de julho. Ao longo do período de suspensão, os trabalhadores estarão de férias coletivas.

Das unidades que terão as atividades suspensas temporariamente por causa da falta de chips para a produção de veículos, duas ficam no estado de São Paulo, funcionando nas cidades de São Carlos e São Bernardo do Campo. A outra é  instalada em São José dos Pinhais, no Paraná.

Fábrica da VW em São José dos Pinhais (PR).Fábrica da VW em São José dos Pinhais (PR).Fonte:  Volkswagen/Divulgação 

Não é a primeira vez que a montadora alemã precisa parar a fabricação no Brasil por causa da escassez de insumos surgida desde o início da crise gerada pela covid-19. Recentemente, ela anunciou que a unidade paranaense teria o trabalho interrompido por dez dias, juntamente com a planta industrial de Taubaté (SP).

Situação pode se agravar

A Volkswagen disse que tem trabalhado em parceria com a matriz, na Alemanha, e também com os fornecedores, nos últimos meses, para tentar minimizar a escassez dos chips. Porém, ainda não há uma solução definitiva em relação à normalização do fornecimento dos insumos.

Diante deste quadro, a montadora confirmou que a situação ainda pode piorar nas próximas semanas, inclusive resultando em mais suspensões de atividades, se o quadro não melhorar.

"Novas paralisações não estão descartadas futuramente, caso o cenário global de fornecimento de semicondutores permaneça crítico, impactando diretamente as atividades de produção da empresa no Brasil", explicou a VW.

News de tecnologia e negócios Deixe seu melhor e-mail e welcome to the jungle.
Volkswagen vai paralisar produção em fábricas brasileiras por dez dias