A escassez de chips semicondutores ocasionada pela pandemia de coronavírus, que tem afetado diversas indústrias em todo o mundo, levou a Volkswagen a suspender a produção de carros em três das suas fábricas no Brasil. O anúncio foi feito pela montadora na última sexta-feira (11).
Em nota divulgada à imprensa, a VW informou que a paralisação está prevista para começar no dia 21 de junho e será mantida durante dez dias, ou seja, a fabricação dos automóveis só deverá ser normalizada a partir de julho. Ao longo do período de suspensão, os trabalhadores estarão de férias coletivas.
Nossos vídeos em destaque
Das unidades que terão as atividades suspensas temporariamente por causa da falta de chips para a produção de veículos, duas ficam no estado de São Paulo, funcionando nas cidades de São Carlos e São Bernardo do Campo. A outra é instalada em São José dos Pinhais, no Paraná.
Fábrica da VW em São José dos Pinhais (PR).
Não é a primeira vez que a montadora alemã precisa parar a fabricação no Brasil por causa da escassez de insumos surgida desde o início da crise gerada pela covid-19. Recentemente, ela anunciou que a unidade paranaense teria o trabalho interrompido por dez dias, juntamente com a planta industrial de Taubaté (SP).
Situação pode se agravar
A Volkswagen disse que tem trabalhado em parceria com a matriz, na Alemanha, e também com os fornecedores, nos últimos meses, para tentar minimizar a escassez dos chips. Porém, ainda não há uma solução definitiva em relação à normalização do fornecimento dos insumos.
Diante deste quadro, a montadora confirmou que a situação ainda pode piorar nas próximas semanas, inclusive resultando em mais suspensões de atividades, se o quadro não melhorar.
"Novas paralisações não estão descartadas futuramente, caso o cenário global de fornecimento de semicondutores permaneça crítico, impactando diretamente as atividades de produção da empresa no Brasil", explicou a VW.
)
)
)
)
)
)
)