Herdeiro da Samsung ganha liberdade condicional na Coreia do Sul
Filho de antigo comandante da Samsung, Jay Y. Lee cumpriu 18 meses de prisão por acusações de suborno e fraude

09/08/2021, às 07:00
O vice-presidente da Samsung, Jay Y. Lee, teve o pedido de liberdade condicional aprovado na Coreia do Sul. Ele deve deixar a prisão até a próxima sexta-feira (13). Segundo o Ministério da Justiça do país, a decisão foi resultado de uma análise de múltiplos fatores, que vão desde o bom comportamento do detento até "sentimentos públicos".
Lee foi inicialmente sentenciado a 5 anos de prisão em 2017, acusado de fraude e suborno em um escândalo que envolveu também a então presidente da Coreia do Sul, Park Geun-hye. Entretanto, depois de 1 ano, a pena foi suspensa, e Lee foi liberado — até ser novamente acusado e preso no início de 2021, já sob uma pena reduzida.
De volta ao cargo?
A expectativa é que o executivo também ganhe liberdade para voltar a tomar decisões estratégicas na companhia — apesar de a rotina ter continuado normalmente na fabricante, algumas determinações sobre projetos aguardavam a palavra de Lee.
Entretanto, o retorno ao trabalho depende de uma aprovação diferente do governo local, já que as condenações estavam ligadas à corporação.
Jay Y. Lee é filho de Lee Kun-hee, executivo falecido em 2020 que era presidente da empresa desde 1987. Ele foi afastado por motivos de saúde em 2012, deixando o controle "na mão" do filho.
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.
Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.