O que é a Semana do Consumidor?

2 min de leitura
Imagem de: O que é a Semana do Consumidor?
Imagem: Pexels/Reprodução
Avatar do autor

A Semana de Proteção ao Consumidor é uma campanha que busca a conscientização da população sobre assuntos ligados às relações de consumo. Durante os 7 dias, a Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos e instituições ao redor do mundo realizam diversas ações, como publicações sobre o tema nas redes sociais e palestras. Neste ano, o evento acontecerá entre 28 de fevereiro e 6 de março.

Como é possível imaginar, a iniciativa deriva do Dia do Consumidor, que ocorre no dia 15 do mesmo mês. A data, como já explicamos aqui no TecMundo, foi inspirada em um discurso do ex-presidente dos EUA, John Kennedy, que salientou direitos básicos do consumidor, como o direito à segurança e à informação.

Como participar da campanha?

Existem algumas maneiras de se engajar na Semana do Consumidor, mas a principal delas é buscar informações sobre os seus direitos. Afinal, o foco dessa campanha é a conscientização — que pode ocorrer de forma individual ou coletiva. Uma dica é ficar ligado em perfis nas redes sociais de instituições como o Procon. A unidade de São Paulo, por exemplo, já anunciou uma palestra com o tema “Armadilhas do Consumo” para o dia 25/02, cuja inscrição pode ser feita no endereço https://www.procon.sp.gov.br/epdc/.

A Comissão Federal de Comércio ainda sugere, em seu site, formas de participação mais ativas. Em uma postagem, a organização indica quatro possibilidades:

  1. Planeje um evento: organize um fórum, um workshop, uma palestra ou live para debater sobre os direitos dos consumidores.
  2. Escreva sobre: elabore uma publicação nas redes sociais ou até mesmo um artigo sobre temas que você considera relevantes.
  3. Comente nas redes sociais: você pode não publicar necessariamente no seu perfil, mas aproveitar as redes sociais e a internet como um todo para debater o assunto com outras pessoas.
  4. Compartilhe informações úteis: outra forma de participar ativamente da campanha é conversar com sua família, amigos e conhecidos sobre o tema.

Além de divulgar essas sugestões, a Comissão forneceu diversos materiais de apoio, incluindo mensagens prontas, textos e imagens, que podem ser utilizados nos eventos. Para acessá-los, basta entrar no endereço https://www.consumer.ftc.gov/features/national-consumer-protection-week.

Semana promocional

O termo “Semana do Consumidor” ainda pode ser utilizado como referência a uma outra iniciativa, desta vez do comércio. Com o passar do tempo, o Dia do Consumidor ganhou um sentido comercial, na medida em que o varejo brasileiro viu na data uma oportunidade de lucrar mais no primeiro semestre do ano.

Aproveitando o potencial econômico desse período, lojas físicas e online oferecem diversas promoções e ofertas durante toda a semana do dia 15 de março. Embora seja possível encontrar muitos descontos de segunda a sexta, a quarta-feira foi instituída como o dia promocional, isto é, quando as promoções aparecem com mais força. Portanto, vale ficar ligado não só nos eventos, mas também nas promoções desse período.

News de tecnologia e negócios Deixe seu melhor e-mail e welcome to the jungle.
O que é a Semana do Consumidor?