Banco Central divulga bancos com mais reclamações de clientes

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Imagem: Innsiders-Media

Como faz periodicamente, o Banco Central do Brasil (BCB) divulgou o seu tradicional Ranking de Reclamações, com as dez instituições bancárias com mais reclamações de clientes. Restrito ao primeiro trimestre deste ano, o "Top 10" traz em primeiro lugar o paulista Banco Pan, fundado por Silvio Santos e hoje sob controle do BTG Pactual.

A classificação leva em conta um índice que mede prazo e qualidade das respostas apresentadas às reclamações registradas junto às instituições financeiras. Nesse sentido, o Banco Pan, com 245,28 pontos, lidera sobre o segundo colocado, o mineiro Banco Inter, com 129,26 pontos. A seguir, vêm a Caixa Econômica Federal (CEF) com 36,20, o Santander com 31,38 e o Bradesco com 22,78 pontos. Veja a lista completa.

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Banco Central do Brasil (BCB)

As reclamações mais frequentes

Para orientar os consumidores, o BC também divulga uma lista das reclamações mais frequentes por assunto. No primeiro trimestre de 2021, ocorreram 6.798 reclamações sobre oferta ou prestação de informação sobre crédito consignado de forma inadequada.

No mesmo período, ocorreram 3.226 irregularidades relativas à integridade, segurança ou legitimidade dos serviços relacionados a operações de crédito, e 2.248 irregularidades relativas a operações e serviços disponibilizados em internet banking.

Fonte: ChannelConnect/ReproduçãoFonte: ChannelConnect/ReproduçãoFonte:  ChannelConnect 

O que dizem os bancos?

O Banco Pan diz que investe na modernização dos serviços e do atendimento aos clientes. O Banco Inter afirma que investe em pessoal e tecnologia para melhorar a satisfação dos clientes.

A Caixa Econômica informou em nota que "realiza ações contínuas de melhoria com o objetivo de garantir a satisfação de seus clientes e reduzir as reclamações". O Santander diz o mesmo, e o Bradesco garante ter investido em treinamento de trabalhadores.

O BC informa que o consumidor deve ficar atento e, em caso de reclamação, procurar primeiramente o SAC do banco prestador do serviço. Se a demanda não for resolvida, o recomendado é procurar os órgãos de defesa do consumidor e também formalizar queixa junto ao Banco Central.

Matéria atualizada em 19/07/2021 às 16h32: os dados divulgados pelo Banco Central são referentes ao primeiro trimestre de 2021. Apesar da divulgação inicial de dados do segundo trimestre do ano, a página original foi retirada do ar.

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