IRPF 2021: o que acontece se a declaração for enviada com atraso?

1 min de leitura
Imagem de: IRPF 2021: o que acontece se a declaração for enviada com atraso?
Imagem: Receita Federal/Divulgação
Avatar do autor

Conforme o calendário divulgado pela Receita Federal, o Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) poderá ser entregue até às 23h59min59s desta segunda-feira (31). Embora seja uma manobra arriscada, muitos deixaram a tarefa para "última hora".  Na sexta-feira (28), faltando somente 3 dias para o prazo final, 5 milhões de contribuintes ainda estavam com a declaração pendente, segundo informações do órgão federal.

Se esse for o seu caso, fique atento: caso não consiga cumprir o prazo, você será multado e, a depender do atraso, o valor pode escalar bastante. Segundo as diretrizes estabelecidas pela Receita Federal, a multa é de 1% ao mês sobre o imposto devido, tendo como limite 20% — regra que se aplica tanto àqueles que precisam devolver dinheiro ao órgão, quanto aos que têm imposto a restituir.

Além disso, até mesmo os contribuintes isentos de cobrança não ficarão livres da penalidade: será cobrada a multa mínima de R$ 165,74, que também vale nos casos em que o valor correspondente a 1% do imposto é igual ou inferior à multa.

IRPF atrasado: qual é o procedimento?

a  Pexels/Reprodução 

Mas, em termos práticos, o que acontece quando a declaração é enviada após a data final? Assim que o sistema registrar a ação, o contribuinte receberá um documento nomeado "Notificação de lançamento da multa" que, como você pode imaginar, informará o valor devido e o prazo para pagamento.

A quitação deve ser realizada em até 30 dias após a entrega da declaração. Se, por algum motivo, o pagamento for feito com atraso, incidirão juros de mora com base na taxa Selic. Aliás, quem está aguardando a restituição do imposto, terá o valor da multa automaticamente deduzido do montante, incluindo os acréscimos devidos.

Para pagar o imposto, é preciso emitir o Documento de Arrecadações de Receitas Federais (Darf) no Programa IRPF 2021. Basta clicar no item "Darf de multa por Entrega em Atraso", localizado na aba "Imprimir". Após a data final de pagamento, o órgão disponibilizará o Darf atualizado no Programa para cálculo e Impressão de DARF Online.

News de tecnologia e negócios Deixe seu melhor e-mail e welcome to the jungle.
IRPF 2021: o que acontece se a declaração for enviada com atraso?