O Programa do Imposto de Renda 2024 já está disponível para download

1 min de leitura
Imagem de: O Programa do Imposto de Renda 2024 já está disponível para download
Imagem: Shutterstock

O programa gerador do Imposto de Renda 2024 foi liberado para download pela Receita Federal nessa terça-feira (12), às 09h. Ele está disponível para quem precisa fazer a declaração, cujo prazo de entrega vai do dia 15 de março a 31 de maio.

Assim como nos anos anteriores, o Programa IRPF 2024 tem versões para computador e dispositivos móveis. Se você vai usá-lo para fazer a declaração no PC ou no notebook, efetue o download na página da Receita Federal.

IRPF 2024Acesse o site da Receita Federal e escolha em qual sistema operacional deseja fazer o download do programa IR 2024..Fonte: Receita Federal | Reprodução

Na hora de baixar o arquivo, escolha a opção conforme o sistema operacional utilizado (Windows, Linux ou macOS) ou a alternativa “Multiplataforma”, que vem com um arquivo comprimido (.zip). Todas trazem o Java embutido, não exigindo mais a instalação à parte, exceto a versão zipada – neste caso, o usuário precisa tê-lo em sua máquina.

Já para declarar seus rendimentos no celular ou tablet é só baixar a versão atualizada do app Meu Imposto de Renda nas lojas Play Store (Android) e App Store (iOS). Há ainda a opção de fazer a declaração online, na página "Meu Imposto de Renda", acessada por meio do Portal e-CAC.

Declarações pré-preenchidas já estão disponíveis para usuários Ouro e Prata

Neste ano, aReceita Federal já irá disponibilizar a declaração pré-preenchida, mas apenas para usuários do nível ouro e prata – aos demais, só no dia 15 de março. O acesso será liberado para as pessoas que possuem conta no portal Gov.br com autenticação em duas etapas habilitada.

Essa modalidade, anteriormente disponível apenas para quem tinha certificado digital, traz a declaração preenchida previamente com base em informações já prestadas à Receita Federal por outros meios, cabendo ao usuário conferir os dados e fazer as alterações, se necessário, além de complementar o cadastro.

Além disso, fique de olho na fila de prioridade. Este ano, quem optar por esse meio de preenchimento ou desejar receber a restituição via Pix, também serão contemplados primeiro.

Achou o conteúdo esclarecedor? Então, continue aqui no TecMundo e fique por dentro de tudo que acontece no universo de mercado e tecnologia!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.