Nova criptomoeda pode gerar crise no mercado de HDs e SSDs

1 min de leitura
Imagem de: Nova criptomoeda pode gerar crise no mercado de HDs e SSDs
Imagem: Kingston

A atual crise no setor de placas de vídeo — que levou ao aumento de preços e escassez nos estoques ao redor do mundo — não foi gerada por um único motivo, mas tem grande participação da atual febre da mineração de criptomoedas.

Agora, uma nova movimentação nessa área indica que algo parecido pode acontecer com dispositivos de armazenamento de dados, tanto HDs quanto SSDs.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O grande motivo dessa corrida é o lançamento da Chia, uma criptomoeda desenvolvida pelo mesmo criador do BitTorrent. O seu diferencial é não depender do processamento de GPUs para validar transações e gerar benefícios aos mineradores, mas sim de espaço livre nas unidades externas de memória.

Uma criptomoeda sustentável?

No lugar, a criptomoeda depende de uma série de operações de leitura e escrita de dados em um vasto espaço vazio, que é exatamente o caso de uma dessas mídias.

Por isso, setores do mercado de criptomoedas como "fazendas de mineração" na China já começaram a estocar HDs e SDDs, limpando o estoque de lojas online e físicas na região. O mesmo pode acontecer em outras regiõess, embora o fenômeno ainda não tenha sido notado fora do país — a Chia ainda não foi lançada oficialmente.

A logo da criptomoeda.A logo da criptomoeda.Fonte:  Chia 

Como os fabricantes de HDs e SDDs não esperavam uma guinada de mercado tão radical, é possível que a produção desses dispositivos não dê conta da alta demanda que está surgindo, o que pode gerar o aumento de preços e a baixa disponibilidade ao consumidor.

Está só começando

A informação sobre a possível crise chegando foi inicialmente publicada pelo portal chinês HKEPC e reforçada pelo MyDrivers, que ouviu um fabricante de SSD confirmar o fim do estoque de modelos de 1 TB e 2 TB de alto desempenho após uma compra em massa. Ele até já iniciou a produção de componentes otimizados para mineração de Chia, antecipando-se a um futuro pedido da comunidade.

Relatos de moradores da China no espaço do Reddit dedicado à criptomoeda também avisam que o preço desses periféricos está disparando de um dia para o outro em plataformas de comércio local, como o Taobao.

A Chia é uma criação de Bram Cohen inicialmente formulada em 2018 e, segundo o empresário, a sua maior preocupação foi criar uma criptomoeda mais sustentável, já que processos que envolvem mineração de bitcoin ou Ethereum, por exemplo, consomem bastante energia.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.