SpaceX quer internet Starlink em caminhões, motorhomes e aviões

1 min de leitura
Imagem de: SpaceX quer internet Starlink em caminhões, motorhomes e aviões
Imagem: Slash Gear

A Starlink, empresa da SpaceX e dona da maior rede de satélites privados do mundo, está buscando junto à Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos (FCC), aprovação para estender a sua rede de transmissão de internet a carros, caminhões, barcos de transporte e aeronaves.

Apresentado na última sexta-feira (5), o pedido marca o início de uma nova fase da Starlink em direção ao setor automotivo, uma linha de negócios promissora que teoricamente estenderia as ofertas fixas atuais da empresa para residências rurais. Um teste-piloto utilizando antenas fixas está sendo conduzido atualmente em Redmond, nos EUA.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A ideia toda se baseia na percepção de que os usuários da internet não ficam apenas em casa. À medida que a mobilidade urbana aumenta, o que será uma tendência com a esperada redução dos efeitos da pandemia, cada vez mais pessoas irão precisar de uma conexão confiável, mesmo quando estiverem em trânsito.

As Estações Terrestres em Movimento (ESIM's)

Veículos recreativos poderiam receber uma ESIM (Mario Gutiérrez/Getty Images/Reprodução)Veículos recreativos poderiam receber uma ESIM (Mario Gutiérrez/Getty Images/Reprodução)Fonte:  Mario Gutiérrez/Getty Images 

Afirmando que a disponibilização da Starlink para veículos em movimento nos EUA e em navios e aeronaves do mundo inteiro atenderia a um “interesse público”, o diretor de política de satélites da SpaceX, David Goldman, afirmou que as Estações Terrestres em Movimento (ESIM’s) seriam versões “eletricamente idênticas” aos sistemas de antena Starlink existentes.

Por serem idênticas, explicou Goldman, essas instalações seriam contadas entre os 1 milhão de terminais já autorizados pela FCC. A única diferença na implantação do sistema é que, enquanto os terminais domésticos podem ser configurados pelos próprios usuários, as ESIM”s demandariam a ação de um instalador qualificado.

Após a apresentação do requerimento ao FCC, o dono da SpaceX, Elon Musk, utilizou a sua festejada conta no Twitter para esclarecer que as ESIM’s não se destinam a automóveis de passageiros, como os veículos elétricos da sua Tesla. São terminais grandes e, portanto, compatíveis apenas com veículos maiores, no mínimo um veículo recreativo (RV).

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.